Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Saiba mais sobre a norma ISO 14644

Esta norma não apenas estabelece limites a respeito da quantidade de poluentes e partículas dentro de um recinto limpo, mas também orientações para medição, projeto e operação.

Mais notícias relacionadas a segurança do trabalho:

Conceito de segurança intrínseca
Equipamento deve ser incapaz de liberar energia perto de materiais perigosos.


O que é um coletor de pó
Equipamento é fundamental para proteger trabalhadores dos efeitos nocivos da poeira eliminada com o trabalho ...


Princípios de segurança industrial
Apesar da pressão imposta pela demanda ou por gerentes e diretores, regulamentos de segurança nunca ...


O que é  ISO 14644A Organização Internacional para Padronização (International Standard Organization ou ISO) desenvolve padrões que ajudam os países a atingir objetivos comuns relacionados a segurança, meio ambiente e indústria.

A ISO 14644 envolve a limpeza de salas, ambientes e outras áreas, como aquelas encontradas em locais de fabricação, laboratórios e salas de testes de precisão.

Esta norma não apenas estabelece limites a respeito da quantidade de poluentes e partículas dentro de um recinto limpo, mas também inclui orientações para medição, projeto e operação.

Embora a ISO 14644 não seja uma lei em si, muitos países adotaram este padrão como parte de códigos legais oficiais. Em áreas não regulamentadas, as organizações podem contar com este padrão para ajudá-las a garantir condições adequadas de limpeza, mesmo se este acordo não for exigido por lei.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um conjunto de normas acordadas para a limpeza das salas torna mais fácil o comércio de produtos relacionados com os cuidados de saúde, medicina e produtos topo de linha ou delicados.

Em 1999, a ISO desenvolveu a ISO 14644-1, que serviu como uma forma básica de definir as condições de ambiente limpo. A Seção Dois foi lançada no ano seguinte, com várias seções adicionais acrescidas ao longo da década seguinte. Estas partes foram desenvolvidas para esclarecer ou refinar as ideias originais e padrões estabelecidos na ISO 14644.

O primeiro lançamento da ISO 14644 foi feito simplesmente para definir o que é uma sala limpa. Esta publicação estabelece um conjunto específico de níveis máximos de poluição ou partículas dentro desses espaços. O padrão mede tanto a concentração (partículas por metro cúbico) como o tipo e tamanho das partículas. Certos materiais que são mais perigosos podem ser restringidos mais severamente do que substâncias menos perigosas.

Norma internacional da ISO rege limpeza e segurança do ambiente industrial

Norma internacional da ISO rege limpeza e segurança do ambiente industrial

A segunda seção da ISO foi criada para ajudar as organizações a medir com mais precisão as concentrações de partículas. Ela inclui técnicas de teste aceitáveis e como eles devem ser realizados. Esta parte também aborda certificação e conformidade.

A Seção Quatro trata de design e técnicas de construção de ambientes limpos e aconselha os usuários sobre a ventilação adequada, bem como materiais e layouts. Já a quinta seção cobre como estes quartos devem ser operados para manter um ambiente estéril e limpo, incluindo manutenção e limpeza, bem como vestuário de segurança e de prevenção para os trabalhadores destes espaços e em torno deles.

A ISO recebeu um grande feedback sobre a 14644, tanto que lançou vários documentos como parte integrante desta norma. A Seção Seis simplesmente ajuda a definir os termos utilizados no documento para dar aos leitores uma melhor compreensão. As seções abordam aplicações avançadas ou especialidades que não são abordadas em versões anteriores.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a segurança do trabalho:

Segurança na operação de guindastes

Guindastes são equipamentos de diferentes tamanhos e formatos usados para levantar cargas pesadas em diversos locais de trabalho. Essas máquinas são eficientes, rentáveis e bastante seguras ...
Foxconn admite trabalho infantil em suas fábricas

A fabricante de eletrônicos Foxconn, responsável pela montagem eletroeletrônicos para Sony, Apple e Dell, admitiu que contratou trabalhadores menores de idade em uma fábrica na China ...
Usabilidade e ergonomia

Em ergonomia, o conceito de usabilidade envolve fatores humanos e se concentra em fazer as coisas utilizáveis da melhor maneira possível. Isso pode abranger fazer as coisas acess ...
Pesquisa revela falta de confiança no monitoramento de gás

Um levantamento feito no setor industrial no Reino Unido apontou uma série de preocupações em relação aos sistemas de detecção de corrente de gás. A ...
Luvas de látex preto para proteção

Luvas de látex preto são modelos de luvas de proteção que foram corados com um corante negro, de modo que fiquem com coloração preto profundo, em ...
Luvas de PVC ajudam na segurança dos trabalhadores

Cloreto de polivinilo, mais conhecido como PVC, é um termoplástico polímero que é utilizado para revestir o exterior das luvas de segurança, a fim de proporcionar proteção contra ...
Uso do capacete adequado para o processo de jateamento

Existem vários aspectos a serem analisados antes de investir na aquisição de um capacete adequado para uso durante a atividade de jateamento, e o ideal é mesmo comparar modelos ...

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google