Gel de silicone na indústria médicaO gel de silicone é um material sintético feito de silicato de sódio, Na2 SiO3. É frequentemente usado para fins médicos, como tratamento de cicatrizes, redução de cicatrizes, implantes cosméticos e articulações artificiais. Também é utilizado durante a cirurgia reconstrutiva para fazer válvulas para o sistema vascular, e é também um ingrediente em muitas estruturas protéticas. Por se tratar de um material sintético, o gel de silicone pode ser facilmente manipulado para diferentes densidades e formas para várias utilizações.

Estudos científicos têm mostrado que a aplicação do gel de silicone para cicatrizes pode melhorar a elasticidade da pele, a vermelhidão, diminuir o inchaço e proteger contra as bactérias e outras infecções. O silicone é mais eficaz para reduzir cicatrizes com quelóides e na cor vermelha, como as cicatrizes hipertróficas. Estas marcas são geralmente causadas por incisões cirúrgicas e queimaduras. O gel não deve ser aplicado em uma ferida aberta, mas pode ser aplicado em cicatrizes mais velhas para ajudar a diminuir a vermelhidão e a inflamação.

Gel de silicone usado para o tratamento da cicatriz é geralmente na forma de pomadas ou gel auto-adesivo em folhas. Geralmente, as folhas de silicone são colocadas e seladas sobre a pele e devem ser usadas durante, aproximadamente, 12 horas por dia. As folhas exigem a remoção diária, lavagem e reaplicação. Essas pomadas em gel passadas sobre uma cicatriz não necessitam de remoção, lavagem, mas não devem ser misturadas com outros produtos de cuidado com a pele.

Folha de silicone que podem ser aplicadas sobre a pele

Folha de silicone que podem ser aplicadas sobre a pele

Desde 2006, o gel de silicone foi aprovado pela Food and Drug Administration EUA (FDA) para uso em implantes de mama, bem como outros implantes cosméticos. O gel, que é mais espesso do que a solução salina comumente encontrada em outros implantes, é menos provável de vazar, caso o implante seja danificado. Os implantes de silicone também são mais firmes do que os implantes de solução salina, e não podem ser comprimidos com a mesma intensidade.

Isto influencia o processo de cirurgia cosmética, e os cirurgiões devem fazer uma incisão maior para permitir que o implante fique menos flexível. Houve preocupação sobre se ou não os implantes de gel de silicone aumentam a ocorrência de câncer, mas um longo estudo não encontrou nenhuma ligação entre implantes e um maior risco de câncer em pacientes.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O suprimento em silicone é comumente encontrado em muitas outras áreas da indústria e da medicina, devido às suas propriedades favoráveis. É resistente à água, resistente aos produtos químicos e outros fluidos corporais, capaz de resistir a ambas as temperaturas altas e baixas, sendo não-tóxico. A sua durabilidade e flexibilidade, combinada com o fato de que pode ser formado em líquidos, óleos e sólidos, o tornam um produto comum de encontrar em dispositivos protéticos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais