Como se faz análise de umidadeAnálise de umidade é a determinação da quantidade de água em uma dada substância. Normalmente, é relatada como uma percentagem de umidade com base no peso. Por inúmeras razões, esta medida é importante em muitas aplicações industriais.

Cuidados devem ser tomados na hora do preparo de amostras para o teste. Se a umidade do ambiente for inferior às condições da amostra ou se a temperatura for mais quente, a água tende a evaporar.

De forma similar, a água pode condensar-se na amostra, se a umidade ambiente ou a temperatura estiver elevada em relação à amostra. Recipientes de recolhimento devem ser impermeabilizados e selados para a atmosfera e ter pouca altura livre.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Análise termogravimétrica é geralmente usada para determinar o teor de umidade. A perda de peso devido à água é calculada através da pesagem da amostra antes e depois dos processos de aquecimento, secagem e arrefecimento. Contanto que a colheita da amostra seja e não existam compostos de baixo peso molecular voláteis presentes na amostra, esta é uma técnica padrão e bastante precisa.

Em muitos processos industriais, a umidade é uma propriedade importante que deve ser conhecida antes de processamento adicional. Na combustão do carvão, a quantidade de água influencia a capacidade do carvão a ser transportado, o calor requerido para queimar o material e a energia derivada. Quando o carvão é pegajoso ou parece uma mistura de carvão terreno muito fino com água, o teor de umidade deve ser determinado em tempo real para atingir as condições de combustão próprias.

A análise de água é realizada através de um movimento de transporte da correia, que é também uma estação de desidratação. Um receptor de microondas, colocado por cima do tapete, calcula a porcentagem de água com base na porcentagem da energia de microondas original recebida em relação àquela transmitida a partir de baixo da correia transportadora e através da camada de lama de carvão.

Fabricação de pão também depende fortemente do teste de umidade

Fabricação de pão também depende fortemente do teste de umidade

O teor de água do gás natural é importante para os fornecedores. O gás natural, quando perfurado, é saturado com água e vários hidrocarbonetos que precisam ser removidos. A análise de umidade é realizada de forma contínua na corrente de produção de gás natural. À medida que a corrente de gás natural passa pelo analisador, a água passa para dentro de uma camada de duas placas elétricas que a atraem. As mudanças subsequentes em condutância são calibradas para relatar o teor de umidade.

A umidade do solo é medida por agricultores e cientistas para prever o rendimento das culturas, prevenção de doenças nas plantas e avaliar a irrigação ou outras tecnologias agrícolas. Embora as técnicas de termogravimetria possam ser utilizadas, sondas simples conseguem medir a condutividade do solo e, portanto, o teor de umidade. As medições de umidade do solo ajudam pesquisadores a compreender os ciclos de tempo de seca e efeitos a longo prazo sobre as florestas e plantações.

Na fabricação de pão, também é necessário prestar atenção à umidade do recinto. A adição de farinha na massa de pão estará diretamente relacionada com a presença de água no ar. Padarias e fábricas de grande escala também testam a umidade na fase da massa para garantir que seus produtos tenham gosto bom, textura agradável e uma vida útil aceitável. Técnicas termogravimétricas são geralmente utilizadas nestas linhas de produção.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação