domóticaDomótica é um campo que envolve a criação de controles automatizados para ambientes domésticos, que vão desde luzes que acendem com um estalar de dedos até máquinas de lavar inteligentes, que selecionam o ciclo adequado e o tempo de lavagem para uma carga de roupa. O termo “domótica” se refere à automação residencial ou "sistema de casa inteligente”. Domótica pode abranger tanto a parte de hardware quanto de software, com sistemas personalizados criados especificamente para o efeito, juntamente com os sistemas existentes, que são modificados.

Muitos arquitetos estão começando a considerar a domótica nos projetos de designe e construção de uma casa. Quando o sistema é integrado em uma casa quando ela é construída, ela tende a ser mais barata de instalar e manter, especialmente se um arquiteto pensa à frente e proporciona flexibilidade para que as pessoas adicionem opções e promovam modificações ao longo do tempo. Casas já existentes podem também ser modificadas para incluir os sistemas de automação.

Um dos exemplos mais básicos de automação residencial é um sistema que controla os níveis de luz, economizando energia e tornando mais fácil configurar os níveis de iluminação conforme o dia e a noite. O sistema pode também ajustar o comando de cortinas e persianas. O sistema de domótica também engloba o controle do clima e sistemas de segurança, incluindo a vigilância, sistemas de travamento automático das portas e os sistemas de proteção contra roubos.

Painel de comando que controla todos os sistemas de automação residencial

Painel de comando que controla todos os sistemas de automação residencial

Alguns usos mais criativos para domótica incluem sistemas que regulam o entretenimento doméstico, incluindo alto-falantes, juntamente com sistemas de telefonia, interfones, sistemas de rega de plantas e jardins, controles de irrigação e redes domésticas. Usando a tecnologia domótica, um proprietário pode programar uma casa para alimentar o gato enquanto as pessoas se encontram em uma viagem, ou gravar programas de televisão para que os moradores possam assisti-los mais tarde.

Estes sistemas podem ser usados para fazer coisas como geração de lista de compras, que apresentam itens com freqüência apreciados ou itens que precisam ser substituídos, e o gerenciamento de coleções, tais como livros, discos e filmes.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Novos desenvolvimentos em domótica estão surgindo constantemente, e os engenheiros criativos podem chegar a formas muito interessantes de trabalhar com casas já construídas para torná-las ainda mais automatizadas de modo completo. Tais sistemas podem ser controlados com um computador ou com um painel de controle centralizado, que é construído diretamente para a casa.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação