Acoplador indutivo em elétrica

Acoplador indutivo em elétricaUm acoplador indutivo é um dispositivo usado para acoplar dois condutores de tensão através de um processo de indução eletromagnética, sem contato físico entre os dois. A indutância eletromagnética é um fenômeno em que a tensão induzida ou criada em um condutor dormente é produzido por um campo eletromagnético por um condutor de transporte de tensão colocado em estreita proximidade.

Este fenômeno pode ser aproveitado intencionalmente em dispositivos como o acoplador indutivo, ou pode ocorrer não intencionalmente como uma indesejável interferência. Dependendo das especificações de aplicação, um par indutivo pode ter ambas as bobinas ou condutores localizados separadamente ou dentro de um dispositivo selado. Acopladores indutivos são amplamente utilizados em aplicações de transferência de dados e sinal de áudio, bem como em telefones concebidos para utilização por pessoas usando aparelhos auditivos.

A indutância eletromagnética é um fenômeno fascinante, no qual a tensão aparece quase que magicamente em um condutor com nenhum contato físico com qualquer fonte de energia. Infelizmente, esta “magia” acaba por não ser mais do que a influência eletromagnética que um condutor de tensão exerce sobre um condutor dormente.

Quando o condutor primário é trazido para perto do dormente, ou condutor secundário, no mesmo plano axial, o campo eletromagnético que os rodeia induz uma voltagem. Um dos exemplos mais comumente vistos deste fenômeno envolve muitos transformadores usados no dia-a-dia, incluindo carregadores de celular, fontes de alimentação para brinquedos e eletrodomésticos, e até mesmo uma máquina de solda.

Novo acoplador indutivo de cabo

Novo acoplador indutivo de cabo

Um dos muitos dispositivos que faz uso deste fenômeno é o acoplador indutivo. Estes dispositivos permitem a transferência de uma tensão elétrica a partir de uma fonte para outra, sem qualquer contato físico entre os dois. A tensão induzida resultante pode ser utilizada como uma fonte de energia ou como um portador de dados ou sinal de áudio.

Isto produz uma transferência limpa sem quaisquer dos problemas habituais associados com conectores físicos contaminados ou danificados. A indutância eletromagnética nem sempre, no entanto, é desejável e pode resultar em interferência perturbadora em sistemas de comunicação e em dispositivos de áudio conhecidos como cross-talk.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Alguns tipos de acopladores indutivos têm ambos os condutores primários e secundários co-localizados dentro de um invólucro selado. Outros apresentam um apenas um condutor primário, normalmente concebido para ser utilizado com qualquer dispositivo que possui um condutor compatível secundário. Isto é de particular valor em dispositivos de telecomunicações, tais como telefones concebidos para uso por aqueles que utilizam aparelhos auditivos. O acoplador indutivo também é frequentemente usado em sistemas de transferência de dados de alta fidelidade e aplicações de áudio, tais como antenas de rádio.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password