O que é um sintetizador de vozO sintetizador de voz é um dispositivo usado para traduzir caracteres de texto em sons aproximados à fala humana. Dependendo do nível de sofisticação do dispositivo individual, os sons produzidos podem ser um pouco artificiais. O conceito de síntese de voz tem sido em torno de séculos, mas somente nas últimas décadas o processo se tornou disponível para o público em geral.

Há exemplos de tentativas de produzir, artificialmente, padrões de fala humanos que remontam ao século 11. As primeiras tentativas de materiais frequentemente utilizados para replicar as cordas vocais humanas aplicavam vários tipos de estimulação, a fim de produzir sons. Com o tempo, os projetos tornaram possível produzir sons que imitavam a pronúncia das vogais. Na última parte do século 18, alguns projetos também foram capazes de produzir sons que se assemelhavam muito às consoantes.

O progresso real com o moderno sintetizador de voz começou em 1930. Bell Laboratories produziu um sintetizador que foi apelidado de vocoder. Os dados foram inseridos com a utilização de um teclado, analisados pelo sistema, e os sons emitidos adequados para formar palavras. Enquanto a entonação e a inflexão das palavras eram um tanto primitivas, o dispositivo foi capaz de produzir palavras claramente inteligíveis. A versão refinada deste dispositivo, o voder, foi apresentada ao público na Feira Mundial de 1939.

Componentes de um sintetizador de voz

Componentes de um sintetizador de voz

Pela década de 1950, o trabalho em um sintetizador de voz que usar imagens visuais, bem como o texto inserido produzido resultados parcialmente bem sucedidos. Ao mesmo tempo, os avanços na tecnologia começaram a aperfeiçoar a qualidade do som. Ao tempo em que a comunicação de voz automatizada se tornava mais prevalente na década de 1970, havia vários sintetizadores de voz que eram capazes de produzir sons muito próximos dos padrões de fala humana. Em um curto espaço de tempo, os dispositivos estavam sendo usados para a produção de produtos como mensagens pré-gravadas em secretárias eletrônicas e leitura de produtos para pessoas que estavam com deficiência visual.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O advento do computador pessoal também abriu as portas para refinamentos adicionais para o sintetizador de voz. Ao incluir o dispositivo em um sistema de computador em casa, as pessoas com dificuldades de leitura ou com visão limitada puderam desfrutar usando uma variedade de programas de computador. Hoje, a qualidade de voz na maioria dos modelos do sintetizador de voz está muito longe dos sons robóticos produzidos por dispositivos criados no início do século 20. Muitas versões de hoje são capazes de produzir padrões de voz, que são quase indistinguíveis da fala humana.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação