Apple patenteia carregador de celular por movimentoO US Patent and Trademark Office publicou um pedido de patente registrada pela Apple em junho deste ano intitulado "Aproveitamento de energia através da indução eletromagnética utilizando bobinas impressas". Esta tecnologia pode ser usada na alimentação de dispositivos através de movimento, o que significaria que a empresa está preparando o terreno para a inclusão de tal tecnologia em futuros iPhones, iPods e iPads.

Leia um trecho do pedido de aprovação:

"Os sistemas de aproveitamento de energia através da utilização de bobinas de indução electromagnética impressas são fornecidos. Um sistema pode incluir um ou mais imãs móveis adjacentes às bobinas impressas num circuito. Por exemplo, um sistema pode incluir um ou mais cartões que são operativas para mover ao longo de um circuito que inclui bobinas impressas. Um ou mais imãs podem mover-se, por exemplo, quando um utilizador aperta o sistema  ou quando o utilizador caminha ou corre, mantendo o dispositivo. O movimento dos imãs pode criar uma força eletromotriz (ex: voltagem) através das bobinas impressas e esta força pode ser usada para gerar energia elétrica".

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


A ideia da indução eletromagnética em si não é inovadora ou nova - pesquisadores também estão trabalhando com esse formato para veículos elétricos sem fio. No entanto,  design da Apple é inédito.

Os detalhes de patente de impressão mostra bobinas de cobre da mesma maneira que as placas de circuito impresso, em camadas densas, o que permitiria que este tipo de sistema fosse "espremido" para caber em um dispositivo do tamanho de um iPhone. Quando as bobinas estão emparelhadas com uma matriz de ímã com sinal móvel, então a energia pode ser gerada, o que pode ajudar a prolongar a vida útil da bateria do dispositivo ou, talvez um dia, fornecer uma grande quantidade de energia para o  aparelho.

Detalhes do pedido de patente da Apple

Detalhes do pedido de patente da Apple

Muitas vezes, patentes como essa não dão em nada. Mas o site americano de tecnologia Tech Crunch acredita que existem algumas razões para acreditar que este poderia estar nos aparelhos da Apple mais cedo ou mais tarde. "Primeiro, parece óbvio que a empresa está à procura de formas de maximizar a vida da bateria de seus equipamentos, como já foi evidenciado no design de chips A6. Segundo, um relatório do Wall Street Journal, no ano passado, detalhava informações precisas sobre o iPhone 4S também e dizia que a empresa estava "experimentando" com novas funcionalidades, incluindo novos métodos de carga, para inclusão em futuros modelos de seus telefones e tablets".

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação