Como funciona um radar passivo

Como funciona um radar passivoUm radar passivo é um sistema de radar, que recebe apenas, em vez de alternar transmissão e recepção. Estes sistemas são usados em uma variedade de configurações, e eles têm uma série de benefícios que os tornam alvos de interesse para muitos desenvolvedores de tecnologia militar. Essencialmente, um radar passivo é um par muito afinado de sensores, sensível à alta frequência de ondas de rádio, em vez de sons, que podem ser detectados pelo ouvido humano.

Muitas pessoas estão familiarizadas com o modo como um radar funciona: Um sinal é transmitido, e um receptor aguarda o sinal voltar. Por exemplo, um navio pode usar radar para procurar navios inimigos potenciais na área. Ao contrário do sonar, que utiliza som, o radar utiliza ondas de rádio de alta frequência.

Um modelo de radar passivo tem a mesma capacidade de captar a energia de microondas, mas não a transmite. Em vez disso, usa reflexões de outros objetos e da fonte original para reunir informações sobre as metas, trabalhando passivamente, em vez de ativamente para identificar objetos em áreas periféricas. Utilizando esta informação, o dispositivo pode fornecer informações sobre a faixa, a velocidade e localização, e estes dados podem ser utilizados para tomada de decisões. Um radar passivo em uma aeronave, por exemplo, pode ser usado para identificar outras aeronaves na área com o objetivo de evitar invasões.

Navios também contam com radares passivos

Navios também contam com radares passivos

Por uma perspectiva militar, a clara vantagem de uso do radar passivo é que ele é camuflado. Pode ser difícil para um inimigo localizar o equipamento, porque não há nenhum sinal de controle. Em vez disso, o radar passivo simplesmente capta sinais de interesse. Mesmo se uma matriz de radar passivo for identificada, ainda assim não há como saber quais as frequências estão sendo utilizadas, embora táticas sejam empregadas para falsificar isto com a finalidade de confundir os inimigos. A aplicação de um radar secreto pode melhorar a segurança da missão e permitir que as pessoas tenham acesso aos dados de radar continuamente.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Uma das vantagens do radar passiva é que o instrumento é menos caro e complexo do que trabalhar com um sistema de radar ativo. Isso torna menos oneroso também implementar e torná-lo atraente em locais onde o radar precisa chegar rapidamente e de modo operacional. Muitos dispositivos diferentes podem ser usados como um radar passivo refletor, permitindo que a tecnologia utilize uma grande variedade de objetos na sua proximidade para recolher informação.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password