O que é simulação robótica

O que é simulação robóticaSimulação robótica é um método e um meio para testar o desempenho de componentes robóticos sem incorporá-los fisicamente em um robô. Normalmente realizado usando um tipo de software, o teste economiza em gastos e resíduos ao analisar e avaliar peças antes de serem construídas, assegurando que o material será usado apenas para construir um robô que comprovadamente funciona.

Há muitos usos diferentes para a simulação robótica, o que a torna uma ferramenta muito eficiente no complexo mundo da engenharia robótica.

Robôs são geralmente programados para executar um grande número de tarefas usando algoritmos que ditam seu comportamento. Isto significa que a programação de um robô leva tanto ou até mais dedicação e estudo do que sua construção.

Usando o teste de robótica, um engenheiro ou programador pode colocar algoritmos de teste em um modelo virtual e tridimensional (3D) de um robô em um ambiente virtual. O que levaria dias ou semanas de programação, testes e gravação de dados pode ser feito em questão de minutos ou horas, com o uso de simuladores.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Programas de simulação também pode ajudar a determinar como construir os componentes físicos de um robô. Apesar de um engenheiro ou designer saber quais partes físicas um robô precisa, o tamanho exato e a composição dessas peças podem ser um processo de tentativa e erro para encontrar níveis de desempenho ideais.

Software de robótica permite aos engenheiros a construção de modelos virtuais do robô em um espaço 3D, a fim de passar por várias tarefas. Se um robô virtual executa uma tarefa melhor ou mais rápido quando suas pernas têm 20 centímetros de distância entre elas, por exemplo, em vez de 15 centímetros, isso significa que o designer tem acesso a um dado valioso sobre como construir o robô.

Exemplo de programa que simula trabalho de um robô

Exemplo de programa que simula trabalho de um robô

Embora possa ser uma ferramenta útil, é importante lembrar que as simulações de robótica têm algumas desvantagens. Erros nos parâmetros de programação, como esquecer de incluir a gravidade nos cálculos, irá levar a resultados imperfeitos. A possibilidade de erro humano continua sendo uma constante, criando a necessidade de vigilância e procedimento cuidadoso.

Existem muitos tipos diferentes de software de simulação robótica disponíveis. Dependendo do tipo de software utilizado, a capacidade do programa pode ser mais voltada para a engenharia ou para a área de programação.

Embora existam várias marcas comerciais de software de robótica, há também uma grande variedade de programas de código aberto ou criados por usuários, que são geralmente grátis para baixar via internet e para usar. Uma simples pesquisa online vai ajudar a identificar rapidamente as opções, permitindo aos engenheiros de robótica encontrar o melhor produto para o seu projeto.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password