Conexão entre manufatura 5S e enxutaA fim de compreender a ligação entre a indústria transformadora 5S e enxuta, é necessário entender os dois conceitos distintos. Lean manufacturing, ou manufatura enxuta, é um termo utilizado para descrever um processo de racionalização da produção ou fabricação, de tal forma que cada ação é voltada para resultados efetivos, e todas as vias possíveis para o desperdício são limitadas ou erradicadas.

Como tal, qualquer atividade que não seja estritamente direcionada para este fim, será removida, enquanto o conceito de 5S tem a ver com a uma espécie de referência para a implementação do processo de manufatura enxuta. Neste sentido, pode-se dizer que a ligação entre a fabricação 5S e produção enxuta é o fato de 5S ser uma base sobre a qual o processo de fabricação pode ser construído de modo enxuto.

Esta ligação entre manufatura enxuta e 5S pode ser vista nos cinco fatores que compõem o conceito de 5S. O primeiro é resolver toda a área em que o processo de fabrico possa ocorrer, ou, no caso da produção de serviços, a área a partir da qual a produção de serviços irá ocorrer. Este procedimento implica, necessariamente, uma análise cuidadosa do local de trabalho, a fim de determinar o que é e não é necessário para o processo de produção. Quando essa determinação for feita, os itens supérfluos são removidos, e estes servem como principais ferramentas que serão utilizadas no processo de produção.

Aplicação dos conceitos de 5S e manufatura enxuta em empresa.

Aplicação dos conceitos de 5S e manufatura enxuta em empresa.

Outra ligação entre fabricação 5S e produção enxuta pode ser vista na aplicação do segundo elemento no método 5S, que é, essencialmente, um requisito para redirecionar a ordem no local de trabalho. O que isto significa é que ele vai contribuir muito para a redução do trabalho desperdiçado se os itens estiverem disponibilizados de uma forma ordenada, de modo que as pessoas saibam onde encontrá-los quando necessário. Isto é o oposto à procura de itens em um ambiente onde tudo está espalhado, um exercício que não é apenas um desperdício de energia, mas que também leva ao desperdício de tempo.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

O terceiro fator seria a limpeza de uma área da empresa, o que significa que peças velhas ou desgastadas e máquinas antigas devem ser retiradas, e toda a área será geralmente reformada de acordo com padrões modernos, quando necessário. Por exemplo, se houver equipamento novo que possa ajudar a acelerar o processo de produção, o equipamento anterior pode ser substituído, a fim de ajudar na maximização do processo de fabricação enxuta. Isso leva ao quarto fator de padronização dos métodos que funcionam melhor para o fator organização.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção