Conceito de rigidez dielétricaRigidez dielétrica é um termo de engenharia que se refere à tensão máxima que um material isolante pode suportar antes de quebrar. Esta é uma característica crucial em materiais de isolamento e é usada para avaliar novos tipos ou testar a integridade de instalações existentes.

Testes de resistência dielétrica geralmente consistem em expor isoladores a valores de alta tensão e curta duração durante a digitalização para a quebra de fuga ou isolamento.

As voltagens utilizadas para testar a resistência dielétrica de isoladores costumam variar entre 5.000 a 400.000 volts (5-400 kV). Óleos usados como isolantes de transformadores e aparelhagem são verificados a partir de uma pequena amostra e testados em um equipamento de teste especializado.

Avarias de isolamento são uma das principais causas de falhas elétricas e de acidentes que resultam em prejuízos financeiros, danos e lesões, muitas vezes fatais, a cada ano.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Estabelecer a integridade ou rigidez dielétrica de elementos de isolamento é uma parte importante do regime de qualquer instalação elétrica de manutenção. Além disso, é uma parte crítica do desenvolvimento de novos materiais isolantes. A resistência dielétrica de qualquer isolador é a voltagem máxima que pode suportar sem falha. Isto é estabelecido por exposição do material isolante a tensões muito elevadas em um ambiente em que as fugas ou avarias do isolamento são medidas com precisão.

Também conhecido como teste Hipot, o teste dielétrico de força é realizado por uma ampla seleção de instrumentos com diferentes capacidades. Estas variam em tamanho e valores de saída, desde pequenas unidades de bancada de topo, capazes de gerar tensões de ensaio de 5 kV até testadores de grandes dimensões, que podem ter saídas de 400 kV ou mais.

Testadores de isolamento podem caracterizar saídas de corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC) com valores atuais que variam de aproximadamente 10 mA a 400 OVA. Avaliações especializadas também estão disponíveis para examinar os valores de degradação de amostras de fluidos retirados de transformadores e banhos de óleos de manobra.

Modelo de testador de força dielétrica

Modelo de testador de força dielétrica

O teste de óleo isolante é particularmente importante porque a força dielétrica destes fluidos está sujeita a muitas variáveis ambientais, tais como umidade e contaminação por carbono.

Umidade no óleo isolante é um grande problema causado pela condensação da umidade do ar no interior da caixa do transformador. Apenas pequenas quantidades de umidade são necessárias em um transformador grande de óleo para provocar uma falha catastrófica. Por esse motivo, testes regulares devem ser realizados para determinar a resistência dielétrica do quadro e o óleo do transformador.

Isoladores sólidos, como bainhas de cabos de alta tensão de PTFE, também podem degradar com o tempo, exposição à radiação ultravioleta , produtos químicos e lubrificantes ou ao calor excessivo e devem ser testados regularmente para garantir a sua integridade.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica