Motor de cabeçote planoUm motor de cabeçote plano é diferente de outros modelos de motor de combustão interna pelo fato de que a totalidade da válvula comboio está situada no interior do bloco. Este projeto de motor é antigo, conta com várias vantagens e desvantagens e tornou-se muito menos comum do que modelos de sobrecarga da válvula (OHV) e overhead cam (CCE) em tempos recentes.

Os chamados flatheads utilizados em automóveis incluíam motores de quatro cilindros em linha, oito retas e até mesmo um V12 grande. Eles também eram populares em motocicletas, até que foram substituídos por outros tipos. Devido à localização das válvulas no interior do bloco do motor, as cabeças de um motor de cabeçote plano são tipicamente pouco mais que pedaços sólidos de metal.

Muitos motores de combustão interna têm suas válvulas localizadas dentro da cabeça do cilindro; já os de cabeça plana possuem essas válvulas no bloco, ao lado dos pistões. A principal vantagem dessa configuração é que o mecanismo de acionamento para as válvulas pode ser substancialmente mais simples.

Motores OHV e OHC requerem componentes como balancins e varetas para operar as válvulas, mas isso pode ser feito mais diretamente em um motor de cabeça chata.

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Outra vantagem, especialmente nos motores de válvula lateral, é que o condutor podia continuar operando o seu veículo, sem fazer danos significativos para o motor se uma válvula caía.

Uma das maiores vantagens oferecidas por esse tipo de motor resulta da sobreposição relativamente pequena, que ocorre quando nem válvulas de escape ou de admissão estão fechadas. Devido à maneira pela qual as válvulas são abertas, premindo diretamente sobre elas, e a velocidade com a qual podem abrir e fechar, esta sobreposição é tipicamente menor do que nos motores OHV ou OHC.

Isso permite que os motores de cabeça plana tenham um melhor desempenho em baixas rotações por minuto (RPM) e dá a esse modelo a fama de ser confiável e difícil de parar.

Modelo de motor em cortador de grama

Modelo de motor em cortador de grama

No entanto, esses motores também apresentam inconvenientes inerentes, também relacionados com o projeto da válvula. O método pelo qual eles levam a mistura de combustível e ar, bem como separam os gases de combustão, pode ser menos eficiente do que muitos OHC e OHV, resultando num fraco desempenho a altas velocidades.

Cabeçotes planos também têm uma baixa relação de compressão máxima em relação a muitos outros motores, o que pode contribuir para uma menor eficiência.

O uso atual desses equipamentos é limitado, principalmente, a veículos construídos e restaurados. Nestas aplicações, o uso de um motor de cabeça chata autêntico pode ser mais importante para o personalizador do que os potenciais inconvenientes que são inerentes ao design. Eles são também por vezes usados em motores pequenos, como cortadores de grama, em que a simplicidade da estrutura da válvula é útil e desempenho de alta velocidade não importa tanto.

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