Efeitos da chuva ácidaA chuva ácida é um termo que engloba várias formas em que os ácidos caem do céu e causam danos ambientais. Estes ácidos são provenientes da poluição do ar, principalmente dos gases dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio. Eles podem cair como chuva ácida, ou cair diretamente como partículas ácidas e gases. A chuva ácida pode gerar águas poluídas, corrosão e problemas de saúde nas pessoas.

Os piores efeitos de chuva ácida sobre a ecologia são vistos nos cursos de água, como lagos, rios e pântanos. As áreas mais sensíveis são aquelas que estão localizadas em bacias em que o solo não é muito eficaz na neutralização de compostos ácidos. Quando isso acontece, a água torna-se mais ácida. Isto significa que tem um pH mais baixo. Além disso, o alumínio é libertado para a água do solo, e é altamente tóxico para muitas formas de vida aquática.

Algumas plantas e animais podem tolerar águas ácidas, mas outros organismos irão morrer conforme o pH diminui. Enquanto alguns lagos são naturalmente ácidos, o pH da maioria dos rios e lagos é entre seis e oito. Quando o pH cai para cinco, ovos da maioria dos peixes não chocarão. Alguns peixes adultos vão morrer em níveis mais baixos de pH, fazendo com que alguns lagos ácidos fiquem totalmente desprovidos de peixe. Mesmo se o peixe sobreviver, eles podem ficar fisicamente estressados e incapazes de competir eficazmente pelo habitat e alimentação.

Efeitos da chuva ácida nas pontas das árvores

Efeitos da chuva ácida nas pontas das árvores

A deposição de nitrogênio da atmosfera tem efeitos sobre a água doce e a ecologia do oceano. Isto pode causar o crescimento excessivo de algas. Algumas das algas podem ser tóxicas, e afetam diretamente os seres humanos através da contaminação de marisco. Um efeito comum do crescimento das algas é usar-se todo o oxigênio na água. Isto pode causar a formação de zonas mortas.

Florestas são outro ecossistema que sofrem com os efeitos da chuva ácida. É uma combinação do efeito direto sobre as folhas e as agulhas das árvores, e mudanças no solo em termos de química e microbiologia. Isso pode acontecer, especialmente, em regiões montanhosas, onde as árvores são cercadas por nevoeiro e nuvens que têm mais ácido do que as chuvas locais, causando a perda de nutrientes essenciais nas folhas.

Pensa-se que a chuva ácida, sozinha, não provoca a morte de árvores de florestas. Os cientistas pensam que predispõe a outros estresses, como danos causados por insetos, secas, doenças, ou o tempo frio. Atuando em conjunto com esses outros fatores, algumas florestas em áreas com grandes quantidades de chuva ácida morreram completamente.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A saúde humana também é diretamente afetada por partículas ácidas. O material particulado pode se alojar nos pulmões. A exposição a partículas no ar tem sido correlacionada com um aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares e pulmonares. Além disso, tais compostos aumentam a tendência para a bronquite e asma em indivíduos expostos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente