Como funciona um sensor de torqueUm sensor de torque mede a quantidade de força de rotação em componentes mecânicos. As medições são transmitidas aos operadores ou sistemas de controle, a fim de que as máquinas e motores funcionem corretamente.

No sensor, uma mola de metal está ligada a um medidor de tensão, que é afetado pelo torque ao qual o sensor é exposto. A tensão é gerada com base na quantidade de torque existente.

Um transdutor de torque é normalmente classificado como um sensor de rotação ou reação. Sua função depende de quanto torque pode manipular, para que tipo de carga e unidades ele foi construído e a carga que ele pode tolerar quando uma máquina ou motor é iniciado.

O tipo de reação do sensor é estacionário e exige uma maneira de anexar conexões elétricas e eletrônicas para os componentes móveis que estão sendo medidos. Sistemas mais estáveis têm um sensor binário de rotação, em que a parte eletrônica do sensor roda junto com ele.

Sensor de torque é fundamental para o controle de máquinas e equipamentos

                                      Sensor de torque é fundamental para o controle de máquinas e equipamentos

Ligar um cabo a um sensor de rotação é difícil, por isso os engenheiros adicionaram elementos de eletrônica digital ou transmissores de rádio. Amplificadores e conversores de sinal também são integrados em componentes rotativos e desenhos mais complexos, bem como conversores de digital para analógico.

Os erros de medição provocados pela força de componentes mecânicos afetam a precisão de um sensor de torque ligado em linha. Um sensor que gira durante a medição pode ser uma solução para este problema.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Para evitar que o sensor seja danificado, é necessário conhecer o torque máximo que o aparelho suporta. O tipo de carga colocada sobre o sensor pode variar muito, dependendo de onde ele é utilizado. Forças de um ventilador ou ventoinha, transportador ou guindaste, equipamento de britagem e virabrequins de motores de automóveis, por exemplo, são classificadas em uma escala que categoriza cada sensor de torque.

O tipo de motor que o sensor pode manipular depende se ele é avaliado por quatro, seis ou oito cilindros do motor ou um sistema de gás ou diesel. O dispositivo pode lidar com uma força determinada de unidade criada por cada tipo de motor.

Em uma bomba, um dinamômetro pode detectar as alterações do fluxo, ao mesmo tempo que mede a quantidade de força de uma máquina de selar quando se coloca uma tampa sobre uma garrafa.

Um torquímetro pode também ser ligado a um motor do transportador para ajudar a controlar a tensão. Também é utilizado em chaves de fenda eletrônicas, bem como em máquinas de teste e exercícios.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação