Sistema livre de preçosUm sistema de preços livres é um tipo de sistema econômico em que a oferta e a demanda são os principais impulsionadores do que ocorre na economia. Com esta abordagem, as oportunidades para as empresas de criar e comercializar produtos e serviços são limitadas apenas pelo nível de interesse dos consumidores e sua vontade de comprar esses produtos. Com um sistema de preços mais livre, a intervenção governamental em termos da imposição de normas e regulamentos do comércio é inexistente ou é mantida a um nível mínimo. Enquanto inúmeras nações são, por vezes, conhecidas pela utilização deste tipo de sistema econômico, muitas realmente usam uma combinação de sistema de preços livres e de preços fixos.

O sistema de preços livres é o oposto do que é conhecido como um sistema controlado, ou sistema de preço fixo. Com este último, há uma grande quantidade de controle governamental em relação ao que é produzido, como a venda das mercadorias são atribuídas, e até mesmo como as mercadorias são pagas. Enquanto restritiva, a abordagem de preço fixo tem sido usada com sucesso em alguns países para garantir que os bens e serviços essenciais estejam disponíveis até mesmo para as classes mais pobres da sociedade. Ao mesmo tempo, um sistema de preço fixo faz pouco para promover a concorrência, especialmente quando uma porcentagem considerável da grande indústria dentro de uma nação é diretamente operada pelo governo.

Sistema livre de preços na economia

Sistema livre de preços na economia

Por outro lado, um sistema de preços livres na economia permite muito espaço para a concorrência. Como a oferta e a demanda são os principais motores desse tipo de abordagem econômica, qualquer empresa que pode desenvolver um produto com apelo suficiente para os consumidores tem o potencial para capturar uma determinada quota de mercado. As empresas podem facilmente competir em termos de preço, bem como a qualidade, com os consumidores finalmente decidindo quanto de um bem ou serviço eles desejam, e quanto eles estão dispostos a pagar por esses produtos.

Muitas nações, atualmente, operam com o que é às vezes chamado um sistema de preço misto. Esta abordagem tenta desenhar os aspectos mais desejáveis de ambos os sistemas, evitando os inconvenientes potenciais, como limitar a gama de produtos disponíveis de vários fornecedores ou os preços dos produtos.
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Com esta abordagem integrada, ainda há muitas oportunidades para a concorrência entre as empresas existentes, bem como espaço para novas empresas entrarem e se desenvolverem no mercado. A demanda dos consumidores ainda tem um impacto significativo sobre a oferta fornecida por essas empresas, mas existem regras comerciais que não estabelecem alguns limites sobre os preços e como essas empresas vão fazer negócios.

Autor(es):
Editora

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