energia limpaA energia limpa também pode ser chamada de energia renovável ou verde, e se refere especificamente à energia produzida, geralmente, a partir de recursos renováveis sem criar destruição ambiental. Existem várias outras formas de energia limpa, tais podem ser definidas. Em alguns casos, o termo pode se referir a processos energéticos que poluem menos, ou pode-se considerar apenas a energia que não polui nada e não usa recursos que não são facilmente renovados.

As formas básicas de energia limpa são citadas como aquelas que vêm da água, vento ou sol (solar). Em alguns casos, o fabrico e utilização do carvão são considerados processos limpos. Mas esta é uma questão de disputa entre ambientalistas.

Espera-se que o uso de energia limpa, especialmente como uma substituição total para uso de do petróleo, ajude a reduzir o aquecimento global e a emissão de gases de efeito estufa, criando um planeta mais seguro para todos os habitantes. Na realidade, a energia limpa tem seus problemas também, que não foram plenamente analisados, porque não é um substituto completo para a energia criada por recursos não renováveis. Por exemplo, os parques eólicos que fornecem energia geram um efeito significativo sobre as populações de aves locais.

Parque eólico

Parque eólico

No entanto, apesar de algumas consequências negativas para o meio ambiente, como no caso dos parques eólicos, as desvantagens tendem a ser mínimas em comparação com o uso de petróleo ou carvão. Muitos ambientalistas afirmam que, apesar de nenhuma fonte de energia ser totalmente sem risco, a energia limpa pode ter um efeito de amplo alcance sobre a cura do planeta e, talvez, deter o aquecimento global. Uma razão adicional pode ser a gratuidade das fontes limpas. Enquanto aproveitar esta energia custa dinheiro, vento e sol não são propriedade de ninguém em particular.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Ainda há muito a ser feito para descobrir a melhor forma de aproveitar fontes de energia limpas e como utilizá-las com melhor proveito. Uma questão é como transportar energia coletada de um lugar para outro, uma vez que muitos produtores dessa energia estão localizados em regiões remotas. Alterar a rede de energia para acomodar diferentes fontes de energia pode ajudar neste problema, mas isso ainda tem que ocorrer em larga escala.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia