O que é a certificação Blue AngelBlue Angel, ou Anjo Azul, é a mais antiga certificação de produtos e serviços com características ambientalmente corretas e amigáveis.

Criada na Alemanha em 1978, Der Blaue Engel foi concebida por um grupo de 13 pessoas-chave das áreas de meio ambiente e defesa do consumidor, da indústria, ONGs, sindicatos, meios de comunicação e igrejas.

Atualmente, cerca de 10 mil produtos em 80 categorias diferentes recebem o selo Blue Angel - desde impressoras até guindastes, de babás eletrônicas até produtos de limpeza.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Depois do lançamento dessa certificação na Alemanha, outros países da Europa e do resto do mundo seguiram a tendência de apresentaram suas próprias "etiquetas ambientais". O objetivo é o mesmo para todos: informar o consumidor sobre quais itens são amigos do meio ambiente para que ele faça essa escolha na hora de comprar.

O Anjo Azul prevê clareza, consistência e segurança nos critérios de avaliação das marcas. Além disso, há vários outros benefícios. Por exemplo, a Anjo Azul tem como meta a inclusão de produtos e serviços que economizam não só energia, mas também possuem ótimo custo/benefício. Ao comprar um item com esse selo ecológico, ele provavelmente terá uma longa vida útil.

Blue Angel também define padrões de saúde e segurança: todos os produtos passam por testes nessas duas categorias.

Um produto de papel feito de papel 100% reciclado, por exemplo, economiza toda a matéria-prima necessária para a produção de papel virgem, assim como tintas de baixa emissão apresentam conteúdo muito menor de solventes e outros poluentes e torneiras específicas para reduzir o consumo podem ajudar a economizar muita água. O nível de benefício ambiental depende sempre da comparação do produto com seus pares e, claro, da utilização.

Equipamento para cortar grama com certificação Anjo Azul

Equipamento para cortar grama com certificação Anjo Azul

A atribuição do Blue Angel é precedida por uma análise do ciclo de vida dos produtos. Essa revisão considera os aspectos de proteção ambiental e de saúde possíveis para o respectivo produto, sempre em comparação a seus similares. Posteriormente, os critérios limitam ou excluem os impactos ambientais que são considerados os mais importantes para o respectivo produto.

Então, não faz sentido considerar as emissões nocivas para a saúde de uma torneira de economia de água, enquanto isso seria de suma importância para a rotulagem de tintas. Os critérios de atribuição básicas para um produto são especificados para cada grupo de produtos. Os documentos estão disponíveis para ler ou fazer download em inglês e alemão no site da Blue Angel.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente