gás metanoMetano, CH4, é um elemento químico de um composto de carbono e quatro átomos de hidrogênio. É um dos gases mais comuns no universo, bem como sobre a Terra. Enquanto ele é valorizado por suas capacidades de produção de energia, o metano também tem a capacidade de causar estragos em ecossistemas frágeis do planeta. Portanto, o gás tem propriedades que são boas e más.

Este gás é um tipo de alcano, um composto que contém apenas carbono e hidrogênio em vários números. Na verdade, o metano é a forma mais simples de alcano. Apesar dos cheiros associados ao gás, ele é inodoro e incolor. Sua simplicidade pode ser parcialmente responsável pela sua proliferação em muitos lugares diferentes e configurações, e muitas formas de vida produzem uma determinada quantidade de metano.

Gás metano na Terra

Gás metano na Terra

Zonas úmidas e oceanos são onde a maior parte do metano natural é produzida na Terra. Assim, o gás é às vezes chamado de gás de pântano. Aproximadamente 40% da produção mundial de metano é feita através dessas áreas. No entanto, a maior parte restante vem de fontes humanas, como a queima de combustível e criação de gado.

O metano usado como energia vem principalmente na forma de gás natural . Ele é retirado da crosta terrestre de grandes lojas de produtos naturais chamados de campos de gás natural. Uma vez extraído, pode ser transportado, por contentores, ou por oleoduto para outras áreas do mundo inteiro.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Enquanto o metano é considerado um gás inócuo, os cientistas o encaram como um potente elemento de efeito de estufa e que pode ter um papel importante no aquecimento global. Dada esta consideração, muitos estão buscando maneiras de limitar sua emissão. Estas emissões dobraram desde a Revolução Industrial a mais de 100 anos atrás, e muitos cientistas acreditam que há uma correlação direta entre o aumento e as temperaturas globais.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás