Ponto de corte térmicoUm ponto de corte térmico é um dispositivo utilizado para quebrar um circuito elétrico quando se atinge uma certa temperatura. Ao cortar a energia elétrica em determinadas temperaturas, este tipo de dispositivo protege os outros componentes do circuito contra possíveis danos. Ele está disponível em duas variedades: fusíveis térmicos e interruptores térmicos. O fusível térmico é um corte térmico consumível que é usado uma vez e, em seguida, substituído. O interruptor térmico pode ser reposto depois que esfria em uma faixa de operação segura.

Fusíveis térmicos são utilizados para proteger os circuitos que só aquecem como resultado do mau funcionamento raro. Eles são comumente aproveitados em aparelhos domésticos, tais como secadores de cabelo e equipamentos de cozinha. Um fusível térmico consiste de uma pastilha de metal e uma mola encerrada em um tubo de classe. Conforme ocorre o sobreaquecimento do circuito, a pastilha derrete e a mola empurra os contatos elétricos separados, interrompendo o circuito. O fusível térmico difere de um fusível tradicional, que apenas é ativado pela temperatura, e não por excesso de corrente elétrica.

Dispositivo que serve para cortar o fluxo de um circuito elétrico

Dispositivo que serve para cortar o fluxo de um circuito elétrico

O interruptor térmico é usado em circuitos mais propensos ao sobreaquecimento, como parte do seu funcionamento normal. Este tipo de interruptor pode também ser empregado em circuitos que aquecem como resultado do erro do utilizador. Aplicações comuns do interruptor térmico incluem eletrodomésticos, equipamentos de oficina, luminárias fluorescentes e em unidades de fornecimento de energia. O dispositivo de corte térmico é também chamado de um interruptor de reset, porque ele pode ser reposto após o dispositivo arrefecer a uma temperatura de funcionamento seguro.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Como um componente de um circuito elétrico, o dispositivo de corte térmico oferece proteção contra quebra de isolamento da fiação, danos aos componentes e incêndio. Normalmente, este tipo de dispositivo é fabricado com especificações exatas para determinar, exatamente, onde o ponto de corte térmico especial é de desligamento. Este ponto de desligamento é chamado de classificação do dispositivo. A classificação de dispositivo apropriado de corte para utilização num sistema é decidida por determinação da temperatura máxima de operação segura dos componentes individuais. O menor destas temperaturas é a classificação correta de corte térmico.

Em alguns casos, a capacidade do comutador térmico para reiniciar-se intencionalmente é usada como parte de um design funcional do circuito. Luzes piscando de Natal são um dos exemplos mais conhecidos deste tipo de design.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica