Conceito de gestão de resíduos sólidos

Conceito de gestão de resíduos sólidosGestão de resíduos sólidos quer dizer gestão do lixo. Desde que o homem se estabeleceu na vida em comunidade, o lixo e seu destino têm sido um problema. As sociedades modernas geram muito mais resíduos sólidos do que seus antecessores.

O cotidiano nos países industrializados pode gerar vários quilos de resíduos sólidos por consumidor, não só diretamente em casa, mas, indiretamente pela indústria de bens adquiridos pelos consumidores.

Gestão de resíduos sólidos é um sistema que lida com o lixo, incluindo o recolhimento de resíduos urbanos, assim como os programas de reciclagem, aterros e incineradores.

Para sorte dos arqueólogos, o descarte do lixo, em seu início, consistia em cavar poços e jogar os dejetos dentro deles. Isto criou um registro da vida que as pessoas levavam no passando, mostrando o quê comiam, quais materiais eram usados para fazer utensílios de cozinha e outros vislumbres interessantes sobre sua rotina diária.

Quando as cidades começaram a ter maior concentração demográfica, no entanto, a gestão de resíduos sólidos tornou-se um problema sério. Casas sem espaço para enterrar o lixo jogavam os dejetos nas ruas, fazendo com que uma simples ida até a loja da esquina fosse uma atividade extremamente desagradável. Assim, muitas cidades começaram a definir uma coleta de lixo municipal, recolhendo os resíduos inutilizáveis e dando a ele seu destino correto.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Atualmente, para a maioria das nações industrializadas, a gestão de resíduos sólidos é um negócio multibilionário, que também é crucial para a sobrevivência. Agências de coleta de lixo removem toneladas de lixo por ano e separam o material para reciclagem ou descarte final.

A maioria das cidades exige que os cidadãos paguem uma taxa pela coleta de lixo, enquanto as áreas rurais possuem lixões e instalações de reciclagem que as pessoas levem seu lixo.

O descarte do lixo é um problema das grandes cidades

O descarte do lixo é um problema das grandes cidades

O objetivo final é a redução da quantidade de lixo entupindo as ruas e poluindo o meio ambiente, quer o lixo seja descartado ou reciclado em algo útil.

A gestão responsável de resíduos sólidos também é focada no desenvolvimento de métodos ambientalmente saudáveis de lidar com o lixo. Por exemplo, os resíduos sólidos não são mais despejados nos oceanos ou poços sem forro.

Há vários tipos de resíduos sólidos que precisam ser tratados. O primeiro é o lixo reciclável, material que é útil, mas não serve para guardar. Reciclagem de sucata, vidro, latas, papel, plástico, madeira e materiais similares traz um grande benefício ambiental.

Outra categoria é a dos resíduos tóxicos, resíduos que poderiam contaminar o meio ambiente, o que significa que eles precisam ser tratados com cuidado. Esse tipo inclui o lixo eletrônico, um problema crescente em muitos países industrializados.

Existem, ainda, os resíduos verdes, como adubo e recortes de jarda. Pessoas com terra podem fazer a compostagem de seus próprios resíduos verdes e algumas cidades separam esses dejetos, de modo que os resíduos verdes podem ser compostados e voltar para a terra.

A maioria dos resíduos sólidos é descartada em contentores específicos que variam em tamanho: existem desde os modelos domésticos para uso urbano até os para uso industrial. Uma vez que o lixo é retirado pela empresa municipal ou terceirizada de coleta de lixo, ela faz o encaminhamento para seu destino final: um centro de reciclagem, instalação de lixo que pode lidar com resíduos tóxicos, centro de compostagem, incineradores ou aterros.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password