Aplicações de um fusível térmicoFusíveis térmicos são dispositivos de segurança instalados em aparelhos elétricos, sendo concebidos para interromper o circuito se a temperatura subir a um nível perigoso. Aparelhos que produzem calor, tais como fornos, microondas e secadores de cabelo, muitas vezes, têm fusíveis térmicos, e eles também podem ser instalados em uma grande variedade de outros circuitos elétricos, tais como interruptores de luz. Esses dispositivos são concebidos com o intuito de proporcionar segurança extra, caso os disjuntores deixem de funcionar.

A concepção de um fusível térmico inclui um componente que responde ao calor, tal como uma pastilha de plástico. Quando o componente é ativado, o circuito aberto é empurrado, impedindo a energia de alcançar o aparelho. Fusíveis térmicos são dispositivos de uso único de segurança, o que significa que eles precisam ser substituídos depois de terem sido ativados, e eles nunca devem ser substituídos sem determinar o motivo de falha do componente. Pode ser necessário serviços de uma pessoa especialista em reparação para examinar o aparelho e resolver o problema e, em alguns casos, pode ser o momento de descartar o aparelho completamente.

Tipo de fusível térmico

Tipo de fusível térmico

Quando um fusível térmico falhar, além de examinar o aparelho para verificar os problemas que poderiam ter levado a um sobreaquecimento, é aconselhável examinar se o circuito do dispositivo está ligado. Um problema elétrico na fiação de uma casa, por exemplo, poderia provocar o superaquecimento de um aparelho sem, necessariamente, disparar os disjuntores, e o problema segue evoluindo para uma forma mais grave se não for sanado. Se aparelhos ligados no mesmo circuito falharem repetidamente, isto sugere que existe um problema com o circuito e não com os aparelhos.

Substituir fusíveis térmicos é geralmente muito fácil, pois as lojas de ferragens possuem uma gama de fusíveis térmicos para este fim. Para as pessoas que não conhecem de trabalho elétrico, é uma boa ideia pedir a um eletricista para fazer o trabalho, já que ele pode também verificar o aparelho durante a substituição do fusível térmico.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Uma alternativa a um fusível térmico conhecido como um interruptor térmico ou reposição térmica é concebido para usos múltiplos. Neste caso, o dispositivo abre o circuito quando a temperatura é demasiadamente elevada, e se fecha quando a temperatura cai. Certos tipos de circuitos podem ficar naturalmente quentes, fazendo com que um interruptor térmico mais útil como um dispositivo de segurança.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica