Ciclo de vida do produtoO ciclo de vida do produto é um modelo teórico de economia que descreve como uma indústria evolui ao longo do tempo e através das fronteiras nacionais. Esta teoria também traça o desenvolvimento de um programa de marketing da empresa ao competir tanto na frente nacional quanto estrangeira.

O conceito de ciclo de vida combina princípios econômicos, como o desenvolvimento de mercado e economias de escala, com marketing do produto e de outros modelos de negócios.

Os quatro elementos principais da teoria do ciclo do produto são: estrutura da demanda para o produto, fabricação, concorrência internacional e estratégia de marketing da empresa que inventou ou inovou o produto. Esses elementos são classificados dependendo do estágio do produto no ciclo de vida convencional.

Introdução, crescimento, maturidade e declínio são os estágios básicos do ciclo do produto.

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Durante a etapa de introdução, o produto é novo e pode não ser não completamente compreendido pela maioria dos consumidores. Os clientes que entendem o produto podem estar dispostos a pagar um preço maior por um bem de ponta ou serviço. A produção depende de trabalhadores qualificados que atuam em pequenas tiragens com a rápida mudança dos métodos de fabricação. Os mercados inovadores, principalmente internos, ocasionalmente, ramificam-se para vender o produto a consumidores de outros países desenvolvidos.

A competição internacional é geralmente inexistente durante a fase de introdução, mas durante o estágio de crescimento, os mercados desenvolvidos começam a copiar o produto e vender no mercado interno. Esses concorrentes também podem expandir e começar a exportar, muitas vezes começando com o local que inicialmente inovou o produto.

A fase de crescimento também é marcada por um padrão de produto emergente com base na produção em massa. Guerras de preços muitas vezes começam como o inovador penetrando em uma quantidade crescente de países desenvolvidos, introduzindo o produto em novos e inexplorados mercados.

Inovação é a primeira fase do ciclo de vida de qualquer produto

Inovação é a primeira fase do ciclo de vida de qualquer produto

Em algum momento, o produto entra no estágio de maturidade do ciclo de vida do produto e até mesmo o mercado global torna-se saturado, o que significa que quase todo mundo que iria comprar o produto já o adquiriu - ou da empresa inovadora ou de um dos seus concorrentes. As empresas competem para conquistar outros consumidores através de preços baixos e de características avançadas do produto. A produção se estabiliza, com foco em métodos de corte de custos de produção, de modo que os preços baixos podem ser repassados aos consumidores.

As empresas inovadoras devem se proteger da concorrência nos mercados externo e interno, ao mesmo tempo em que procuram introduzir seus produtos em mercados em desenvolvimento em busca de novos clientes.

Quando o produto atinge o estágio de declínio, os inovadores podem transferir a produção para esses países em desenvolvimento, em um esforço para aumentar as vendas e manter os custos baixos. Durante o declínio, o produto pode se tornar obsoleto em países mais desenvolvidos ou o preço é impulsionado tão para baixo que o mercado fica em torno de 100% saturado.

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