Função de um purificador industrialUm purificador industrial é um dispositivo utilizado para remover a poluição de chaminés e sistemas de escape. O sistema de lavagem de poluentes evita que produtos químicos nocivos e a fumaça entre na atmosfera e muitos são projetados para capturar tanto gases como partículas sólidas.

Controlar a poluição do ar ajuda a reduzir as emissões de carbono e outros elementos perigosos, o que pode diminuir os efeitos do aquecimento global e dos problemas na camada de ozônio.

Qualquer instalação industrial pode instalar um purificador para reduzir a poluição emitida por suas chaminés. Estes sistemas de lavagem de gás são especialmente relevantes para as fábricas que utilizam substâncias químicas nocivas ou gases perigosos durante a produção.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Esse dispositivo também pode reduzir as emissões de fornos ou outros sistemas de exaustão, mesmo aqueles que não estão associados com gases tóxicos ou produtos químicos.

Uma vez que o ar de saída deixa um forno ou equipamento de fabricação, passa através de uma rede de condutores antes de entrar no purificador que, então, recolhe todos os materiais potencialmente nocivos do ar e libera o ar limpo através de uma chaminé ou exaustor. Alguns sistemas também contêm uma bobina de recuperação de calor, que reúne qualquer energia térmica a partir do ar, de modo que pode ser transferido de volta para a unidade de aquecimento da fábrica para reutilização.

Os materiais perigosos recolhidos por um purificador industrial podem ser manipulados com uma dessas três técnicas básicas. A maior parte é enviada para um centro de reciclagem para o manuseio seguro e posterior reutilização, enquanto outros são neutralizados e eliminados através de canais comuns de resíduos. Outros, ainda, são recirculados na fábrica e reutilizados em processos de fabricação internos.

Existem dois tipos básicos de depuradores industriais, classificados como "molhados" ou "secos".

Sistemas úmidos utilizam água ou produtos químicos líquidos para coletar substâncias poluentes do ar de escape. Estes trabalham com material gasoso e sólido e podem até mesmo manipular materiais corrosivos. Já os sistemas a seco usam produtos químicos para absorver ou dissolver materiais perigosos no ar e trabalham melhor com materiais gasosos do que com partículas de resíduos sólidos.

Poluição do ar é uma das maiores preocupações das empresas da área industrial

Poluição do ar é uma das maiores preocupações das empresas da área industrial

Esses equipamentos proporcionam inúmeros benefícios para o meio ambiente. Eles ajudam a prevenir o aquecimento global e a chuva ácida, mantendo altos os níveis de qualidade do ar. Ao reduzir emissões perigosas, protegem os residentes nas proximidades de uma área industrial de possíveis problemas de saúde causados por esses materiais.

Depuradores também diminuem os odores e evitam que materiais perigosos poluam a terra local ou cursos de água.

Sistemas de lavagem de gás exigem uma grande dose de manutenção, a fim de funcionar corretamente. Eles devem ser limpos regularmente e todos os filtros ou dispositivos de coleta de material devem ser esvaziados ou substituídos. Um purificador sem manutenção não só é ineficaz, mas pode tornar-se um terreno fértil para bactérias causadoras de doenças.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Meio Ambiente
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Meio Ambiente