México descobre novos depósitos de petróleoO presidente do México, Felipe Calderón, anunciou na sexta-feira, 05, que o México encontrou depósitos de petróleo em águas profundas em novas reservas, onde estima-se haver 125 milhões de barris.

"Nós estamos encontrando o mais significativo sistema petrolífero descoberto pela Pemex em muitos anos, talvez até décadas", disse Calderón.

Apelidada Supremus 1, a mais recente descoberta pela estatal de energia Pemex ocorreu a uma profundidade de cerca de 2.900 metros no Golfo do México, confirmando o potencial do que tem sido chamado de bacia "Lost Belt". Em 29 de agosto, Calderón anunciou a descoberta de um primeiro poço - Trion 1 - na mesma zona, com reservas estimadas entre 250 e 400 milhões de barris.

A exploração desta zona, situada a 120 km ao largo da costa mexicana e a 39 quilômetros ao sul da fronteira marítima com os Estados Unidos, começou em abril deste ano, com a mais recente geração de plataformas. A segunda descoberta está situada na costa do estado de Tamaulipas, no nordeste do México.

De acordo com Calderón, essas descobertas devem permitir ao México aumentar sua produção anual de petróleo em até um terço. Nos últimos anos, a produção caiu de 3,2 milhões de barris por dia (bpd) em 2006 para 2.550.000 barris por dia em 2011.

A Pemex constitui a principal fonte de receitas do fisco mexicano com cerca de 45 bilhões de dólares por ano, e poderia abrir-se ao capital privado no próximo ano, pela primeira vez desde a nacionalização do petróleo mexicano em 1938.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Luis Videgaray, chefe da equipe de transição do presidente eleito Enrique Pena Nieto, disse em uma entrevista publicada no Wall Street Journal, na quinta-feira, 04, que não há planos para privatizar a Pemex, mas "a nova legislação permitirá que o setor privado forme parceria com a Pemex."

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás