O que é teste CharpyO teste Charpy é um procedimento utilizado para determinar a resposta de um material à tensão repentina.

É realizado pela remoção de uma amostra de material fixo com um pêndulo, utilizando uma quantidade determinada de força. O material da amostra tem um entalhe usinado localizado logo atrás do ponto de impacto. Este entalhe é necessário para fornecer uma área de tensão concentrada para o ensaio.

O objetivo principal de um teste de impacto Charpy é determinar se um material é dúctil ou frágil.

Esse ensaio é realizado colocando uma amostra de material com entalhe no caminho de um pêndulo. A amostra é fixada em cada extremidade, de modo que o caminho do pêndulo está no seu centro e diretamente atrás da área entalhada. A distância percorrida pelo pêndulo antes do impacto produz uma quantidade mensurável de força. Os resultados deste teste são então usados para determinar a capacidade do material para resistir à tensão repentina.

Esse processo é geralmente uma maneira simples e barata de avaliar a adequação de um material em uma aplicação particular.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Exemplos de materiais utilizados em um teste de impacto Charpy devem ser de tamanho padrão para fornecer resultados precisos. Um entalhe de profundidade padrão também deve ser cortado na amostra apenas atrás do ponto exato de impacto.

Ao pêndulo só é permitido atingir a amostra uma vez durante o procedimento. Se o pêndulo não fraturar o material durante o ensaio, o procedimento é realizado, utilizando uma amostra de material novo. A força do pêndulo é aumentada em cada teste sucessivo até que ocorra uma fratura.

Material fraturado após ensaio de Charpy

Material fraturado após ensaio de Charpy

A avaliação Charpy é usada principalmente para determinar o nível de fragilidade de um material. Se a amostra sofre fratura ao longo de uma superfície plana durante o ensaio, ela é considerada mais frágil. As amostras que quebram de uma forma denteada são consideradas mais dúcteis.

A maioria dos materiais tende a fraturar dos dois jeitos. Quando isto ocorre, a fratura é analisada para determinar a percentagem de propriedades dúcteis ou frágeis daquele produto.

Este teste também determina o ponto de rendimento. O limite de elasticidade de um material é o ponto em que a deformação plástica começa. Um material normalmente sofre deformação elástica antes de alcançar o seu limite de elasticidade.

A deformação elástica permite que o material recupere sua forma original depois que a tensão é removida. Esse procedimento provoca danos permanentes ao material.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção