Uso do martelo de soldaO martelo de solda é usado para trabalhar com soldas depois de elas terem esfriado. Usado na soldagem a arco, essa ferramenta está equipada com um cinzel pontiagudo de borda semelhante àquela utilizada para tirar a sujeira deixada para trás pelo cordão de soldadura.

Ele também vem equipado com uma escova de arame de um lado, que é usada para remover qualquer vestígio de resíduo restante e para limpar ou vestir a solda.

O martelo de soldadura não é utilizado com soldadores de arame, que usa gás e fios em vez de uma haste de fluxo coberto para proteger a solda de contaminantes.

Em uma operação de solda a arco, um cordão de soldadura coberto é usado para completar uma solda. A haste é colocada no suporte e uma linha de aterramento é ligada do soldador para a peça de trabalho de metal. Conforme o elétrodo ou vareta é golpeado contra o aço, cria-se um arco, que funde a haste de solda para o vazio no aço e cria uma solda.

À medida que a haste de soldadura é fundida para longe, o fluxo de cobertura exterior feito de vários produtos químicos derrete e cria um gás de proteção para proteger o cordão de solda à medida que ele esfria. É essa escória residual que deve ser removida com um martelo de soldagem.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Depois de a solda ter arrefecido, o operador usa um martelo de solda para remover a escória batendo a substância com o lado cinzelado do martelo.

Uma vez que todo o resíduo é removido, a escova de arame na lateral do martelo é utilizada para “vestir” a solda. Esse procedimento consiste em esfregar a solda com a escova de aço, dando brilho e removendo quaisquer vestígios remanescentes. Este processo leva muito tempo, mas é necessário para assegurar a produção de um cordão de solda adequado.

Modelo de martelo usado para soldagem

Modelo de martelo usado para soldagem

Um martelo de solda, também chamado de martelo de lascar, é uma ferramenta muito importante para soldadores. Os martelos vêm em diversos estilos e tamanhos e a maioria dos profissionais tem um estilo preferido para trabalhar.

Como o operador geralmente usa luvas de couro pesadas especiais para soldagem, a pega do martelo é de particular importância. Enquanto alguns preferem cabo de madeira, os martelos de soldagem mais utilizados têm alças em espiral feitas de fio de aço. Isso não só facilita segurar o martelo, mas também faz uma alça que é facilmente resfriada quando trabalha com soldas muito quentes.

Embora o martelo de soldagem não seja necessário com os tipos de soldadores mais modernos de arame, muitos profissionais ainda optam por essa ferramenta, o que permite fazer a escovação da solda assim que ela é finalizada.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica