Usabilidade e ergonomiaEm ergonomia, o conceito de usabilidade envolve fatores humanos e se concentra em fazer as coisas utilizáveis da melhor maneira possível.

Isso pode abranger fazer as coisas acessíveis para uma população mais ampla, como fazer uma alça menor para as crianças que pode também ser usada por adultos, por exemplo.

No ambiente de trabalho, essa ideia está muito presente. Basta pensar na usabilidade do seu software de processamento de texto em relação a uma máquina de escrever.

A maioria das discussões sobre usabilidade fica confusa, já que existem diversos jargões que levam a um foco diferente, e às vezes um significado diferente, usados com diferentes grupos.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Alguns dos termos comuns relacionados a usabilidade e ergonomia incluem:

  • Inquérito contextual
  • Psicologia da Gestalt
  • Interface Gráfica do Usuário (IGU)
  • Interação Humano-Computador
  • Interface Homem-Máquina
  • Transferência de Conhecimento
  • Morfologia
  • Aprendizabilidade
  • Design centrado no usuário


Além disso, ergonomistas, web designers, editores de impressão, psicólogos, engenheiros de software e quase todas as outras áreas de engenharia e design para usabilidade utilizam essa disciplina de alguma forma e colocam suas próprias observações e regras nesse contexto.

Em resumo: usabilidade é simplesmente um processo (ou seja, ciência, engenharia, design, etc) metodológico para melhorar o uso de um item ou sistema. Usabilidade se concentra na interação entre o humano e o uso e procura maneiras de torna-la melhor.

Então, como a usabilidade no local de trabalho afeta sua rotina? Na ergonomia, tudo gira em torno do “usuário”, ou seja, você.

Ergonomia no ambiente de trabalho envolve adaptações de usabilidade

Ergonomia no ambiente de trabalho envolve adaptações de usabilidade

Os fabricantes e designers estão constantemente realizando testes de usabilidade em seus projetos para se certificar de que eles serão atraentes e bons para o usuário (e consumidor), os arquitetos estão tentando aliviar o congestionamento do tráfego, web designers estão melhorando a usabilidade de sites na internet, entre outros.

Há até mesmo um grupo de trabalho global para promover a usabilidade no Dia Mundial da Usabilidade, comemorado em 8 de novembro.

A ideia da usabilidade é tornar sua vida - e seu trabalho - mais fácil.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho