bobina estranguladoraUma bobina de estrangulamento é uma peça usada em circuitos elétricos para permitir que correntes elétricas DC fluam, bloqueando a passagem das correntes AC. Dispositivos como bobinas de estrangulamento são usados em uma quantidade de componentes elétricos. Quando utilizada como parte de um circuito de um rádio, uma bobina de reatância pertence a uma das duas classes de frequência: áudio ou rádio. Estes modelos de bobinas usadas em circuitos com frequências mais altas usam materiais de núcleo diferentes dos usados em circuitos de baixa frequência.

Durante o processo de envio de um sinal através de um circuito, a ideia é deixar o sinal desejado passar, enquanto filtra outros sinais indesejados. Um tipo de sinal indesejado é o modo comum de ruído, que é filtrado por uma bobina de estrangulamento. Linhas de energia são um exemplo de ruído de modo comum. Sem uma bobina de estrangulamento, a linha de alimentação criaria ruído elétrico.

A bobina funciona porque atua como um indutor. Quando a corrente que passa através fazem mudanças, como as correntes AC, isto cria um campo magnético na bobina, que trabalha contra essa corrente. Esta propriedade, conhecida como indutância, ocorre na maioria dos blocos de passagem da corrente AC.

Modelos de bobinas de estrangulamento de diversos tamanhos.

Modelos de bobinas de estrangulamento de diversos tamanhos.

No núcleo da bobina de reatância existe um material utilizado para produzir o seu campo magnético. As bobinas usadas para filtrar frequências mais elevadas podem utilizar um núcleo de ar, ou um núcleo de ferrite. Bobinas de baixa frequência usam um núcleo de ferro. O material do núcleo determina a força do campo magnético e a taxa de indutância da bobina.

Indutores, tais como bobinas de estrangulamento, são similares aos capacitores com uma diferença fundamental na forma como funcionam. Ambos os indutores e capacitores armazenam cargas elétricas que passam por eles. Os condensadores armazenam a carga no interior de um isolador localizado entre dois condutores do capacitor. A bobina de reatância armazena a carga elétrica no campo magnético criado em torno dele, em vez de em qualquer parte específica da bobina em si. Ambas as peças são usadas em circuitos eletrônicos, mas os capacitores normalmente armazenam cargas elétricas, enquanto as bobinas de estrangulamento filtram.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Ao escolher a melhor bobina de reatância para usar num circuito, o engenheiro examinará a resistência DC da bobina, a tensão e o nível de indutância da bobina. Estes fatores determinam qual bobina irá passar mais eficientemente através das correntes corretas enquanto bloqueia as indesejadas. A frequência a ser passada através da bobina determina o tipo de bobina melhor para uso.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica