Como funciona um forno a arco elétrico

Como funciona um forno a arco elétricoUm forno a arco elétrico é um tipo de forno industrial que usa uma corrente elétrica alternada para produzir calor. Estes equipamentos servem como uma alternativa para os altos fornos tradicionais, e desempenham um papel importante na produção de aço globalmente. Em um forno de arco elétrico, a corrente elétrica passa através do aço e de outros metais, o que resulta na produção de aço de modo mais rápido e eficiente. Este tipo de equipamento também pode ser utilizado para processar ferro, ligas de metais e minerais.

Uma concha de pedra pesada forma o corpo do forno e impede a contenção de calor em materiais fundidos. A fornalha da unidade é geralmente removível, de modo que as matérias-primas podem ser inseridas. Três eletrodos metálicos sobressaem a partir da abertura do forno, e cada eletrodo pode ser ajustado para controlar o percurso do arco elétrico. O metal acabado sai da fornalha através de uma abertura ao longo de um elevado lateral do aparelho, acima do nível do aço fundido. Outros modelos de forno de arco elétrico também são construídos sobre uma plataforma de inclinação, de modo que o material acabado pode ser facilmente despejado em moldes próximos.

Tradicionalmente, o forno de arco elétrico tem sido utilizado para a produção de produtos longos, incluindo vigas, barras de aço e tubulações. Peças planas, tais como chapa de metal ou chapa de aço, são tipicamente produzidas através de um forno tradicional. Hoje em dia, muitas usinas siderúrgicas produzem uma mistura destes produtos, e a distinção entre os dois não é mais tão bem definida.

Tipo de forno de arco elétrico usado em usina

Tipo de forno de arco elétrico usado em usina

Um dos benefícios mais importantes para a utilização de um forno a arco elétrico é a sua capacidade de produção de aço utilizando somente sucatas de metal. Trabalhadores colocam a sucata dentro do forno, onde é fundida e usada para formar um novo aço. Esse recurso ajuda a manter os custos mais baixos de material, e também maximizam a reciclagem, reduzindo o consumo de energia. Estes fornos são também menores do que os altos-fornos tradicionais, e exigem um menor investimento inicial. Isto significa que os moinhos de aço podem ser construídos no local, conforme necessário, para ajudar a reduzir o custo de transporte e de tempo.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Por natureza, o forno elétrico a arco representa muitos perigos para os trabalhadores. Quando a tampa é removida para adicionar o material, o aço fundido pode salpicar para cima e para fora da área de trabalho. Materiais de sucata também podem ser ejetados para fora do compartimento aberto, devido aos níveis elevados de calor dentro do equipamento. Além disso, estes fornos requerem grandes volumes de água de arrefecimento, o que é considerado prejudicial para o ambiente.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password