Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Processo de estanhagem

Seu uso remonta a tempos antigos e ainda continua hoje em dia, principalmente na produção de latas usadas para embalar alimentos e outros tipos de bens de consumo.

Mais notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor eixo de aço
O aço é muitas vezes a melhor escolha para um eixo, pois é resistente a ...


Extrusão de alumínio
Peças são produzidas por aquecimento de alumínio ou suas ligas através de um molde no ...


O que é usinagem fotoquímica
Método cria imagens ou recortes gravados em uma folha de metal por meio da exposição ...


Processo de estanhagemEstanhagem é o nome de um processo industrial usado para aplicar um revestimento fino, mas uniforme, em diferentes tipos de metais. Geralmente, o revestimento é composto de estanho e tem como principal vantagem a prevenção de ferrugem.

Embora possa ser usado com um certo número de metais diferentes, o método é mais frequentemente associado com a aplicação de uma fina camada de folhas de aço ou de ferro forjado.

Chapeamento de metal usado em fábricas e em alguns projetos de construção pode também ser tratado com um processo de estanhagem, como um meio de prolongar a vida útil do objeto.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Seu uso remonta a tempos antigos e ainda continua hoje em dia, principalmente na produção de latas usadas para embalar alimentos e outros tipos de bens para venda.

Ao longo dos séculos, as técnicas de estanhagem evoluíram, utilizando diferentes maneiras para a preparação da superfície para receber o revestimento, bem como a composição do revestimento propriamente dito.

A experimentação com diferentes processos tornou possível empregar o estanho na produção de uma gama bastante ampla de produtos.

Por exemplo: a estanhagem durante o século 19 e início do 20 era comum na criação de panelas e utensílios domésticos ideais para o uso diário em casa ou em expedições.

A fina camada de estanho oferecia durabilidade e minimizava as chances de lascar ou danificar as superfícies, ao mesmo tempo em que tornava os objetos extremamente fáceis de limpar após o uso. O melhor de tudo, a folha de flandres era resistente à ferrugem, o que o torna ideal para panelas para uso em climas úmidos.

Latas de alimentos recebem revestimento de estanho

Latas de alimentos recebem revestimento de estanho

Com muitas das inovações no processo, foi possível aumentar significativamente a produção, o que, por sua vez, significou que mais produtos podiam ser feitos utilizando a folha de estanho em muito menos tempo e utilizando menos recursos. Isto conduziu a uma experimentação ainda maior.

Embora outros métodos de vedação e proteção de superfícies metálicas tenham surgido durante o último século, a estanhagem permanece uma opção viável e, por vezes, a melhor para certas aplicações, como a preparação de latas para serem utilizados na produção de alimentos industrializados.

A técnica está ainda em uso em diversas aplicações diferentes. Muitas das embalagens usadas para tintas e outros produtos vendidos em recipientes metálicos sofrem este processo antes da sua utilização.

O resultado final é um recipiente capaz de manter o conteúdo fresco por um período mais longo de tempo, embora continue a impedir o desenvolvimento da ferrugem interior ou no exterior da lata.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a metal mecânica:

Como escolher o melhor adesivo para metal

Para decidir pelo melhor adesivo para metal, é necessário considerar uma série de fatores que envolvem o trabalho que se pretende realizar. Se a aplicação exige um adesivo ...
Processo de pressão isostática a quente

Pressão isostática a quente é um processo em que a densidade global de um componente é aumentada, removendo o excesso de líquidos e vazios. Isto normalmente ocorre em duas ...
Composição de plásticos

Composição de plástico é um processo de adição de materiais em uma base de plástico fundido para produzir um material com qualidades desejadas. Aditivos e modificadores podem ...
O que é curvatura plástica

A curvatura plástica normalmente envolve a alteração da forma de folha de plástico ou de ângulos que integram no tubo de plástico rígido para aplica ...
Tolerância de curvatura

Tolerâncias de curvatura é uma medida da quantidade de material extra necessária para acomodar uma curva na folha de metal. Esta é uma função do ângulo de dobra, o ...
Microusinagem de massa

Microusinagem de massa é um método de fabricação de componentes mecânicos ou elétricos extremamente pequenos. Este processo tipicamente usa wafers de silício, mas, ocasionalmente, utiliza pl ...
Microfabricação ou microusinagem

Microfabricação e microusinagem são termos que descrevem as tecnologias e processos utilizados na tomada de estruturas microscópicas ou dispositivos. Estas estruturas podem variar em tamanho, a partir ...

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google