Diferença entre concreto e cimentoA principal diferença entre o concreto (betão) e cimento é que o concreto é um material compósito feito de água, cimento e agregados (tipo cascalho). O cimento é um pó muito fino feito de calcário e outros minerais, que absorve a água e atua como um agente de ligação para manter o concreto em bloco. Enquanto o cimento é um material de construção “independente”, o betão não pode ser feito sem o cimento. Os dois termos são muitas vezes indevidamente utilizados como sinônimos, mas concreto e cimento são produtos nitidamente diferentes.

Cimento

O cimento é produzido a partir de calcário, cálcio, silício, ferro e alumínio, entre outros suprimentos. Esta mistura é aquecida em fornos grandes a cerca de 1.482 ° C para formar um produto conhecido como clínquer, que se assemelha, mais ou menos, aos mármores. Estes são moídos em um pó e o gesso é adicionado, criando a substância conhecida como cimento. Quando a água é adicionada ao cimento, desencadeia um processo químico que permite ao material endurecer.

Cimento Portland

Existem muitos tipos diferentes de cimento, mas o tipo mais vulgarmente utilizado na construção é o cimento Portland. Joseph Aspdin, da Grã-Bretanha, desenvolveu o material de construção em 1700, quando ele descobriu que a adição de argila ao calcário, com o sobreaquecimento da mistura, permitia o surgimento do novo composto. O cimento Portland é um tipo de cimento hidráulico, o que significa que, quando a água é adicionada, inicia uma reação química que não é dependente da quantidade de água existente. Isso facilita o endurecimento do cimento debaixo d'água, mantendo-se forte, mesmo em condições de grande umidade. Os diferentes tipos de cimento hidráulico são principalmente aproveitados em betão e argamassas.

Na imagem, dá para ter noção das diferenças entre os dois materiais de construção

Na imagem, dá para ter noção das diferenças entre os dois materiais de construção

 Concreto

O concreto, em contraste, é um material de alvenaria que utiliza cimento para unir a brita, pedra e areia, chamados de agregados. O cimento faz-se a partir de 10% a 15% da massa total do betão, mas as proporções exatas variam, dependendo do tipo de betão que está sendo produzido. O agregado e o cimento são misturados cuidadosamente com água, o que gera a reação química, causando a solidez do cimento. Antes de isso acontecer, a mistura de betão pode ser vertida para um molde, de modo que vai endurecer de forma específica, seja em bloco ou de laje.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A quantidade de tempo que leva para o betão tomar forma depende, em parte, da quantidade de gesso adicionada à mistura. Este tempo pode ser acelerado pela adição de cloreto de cálcio ou retardada pela adição de açúcar. Estes compostos funcionam por afetar o desenvolvimento dos cristais de endurecimento que se formam nos blocos de betão. O concreto que é exposto a condições de congelamento e descongelamento pode receber produtos químicos adicionais para ajudar a evitar a fissuração.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil