fluido diferencialFluido diferencial é o óleo que será utilizado para lubrificar as caixas de engrenagens em muitos automóveis. O fluido diferencial, ou caixa de velocidades, é o componente utilizado para converter a rotação da transmissão, geralmente através de um veio de acionamento, para as rodas de acionamento. Um diferencial típico contém uma variedade de engrenagens que tem de permanecer lubrificadas durante a utilização. Se o fluido diferencial quebra ou vaza, as marchas podem se superaquecer, travar, ou até mesmo quebrar. Há uma variedade de diferentes tipos de fluido diferencial, e a maioria dos fabricantes de veículos recomenda uma variedade específica.

Quando as rodas motrizes de um veículo estão localizadas em uma extremidade diferente da transmissão, um diferencial é normalmente necessário. Os veículos com tração nas rodas traseiras e têm transmissão localizada na parte frontal do veículo, normalmente têm um diferencial traseiro, enquanto veículos com quatro rodas motrizes podem ter ambos os diferenciais dianteiro e traseiro.

Há três modelos principais de diferenciais que requerem certos tipos de lubrificante para engrenagens, embora todos eles desempenhem, aproximadamente, a mesma função. Diferenciais abertas consistem de anel e de engrenagens da aranha, e geralmente fornecem mais energia para a roda com a menor resistência. Isto pode conduzir a uma falta de tração se um pneu estiver preso no gelo ou na lama.

Caixa de engrenagens com fluido diferencial

Caixa de engrenagens com fluido diferencial

Diferenciais de deslizamento limitado são capazes de direcionar a potência para a roda com mais tração, e os diferenciais de bloqueio têm a capacidade de fornecer a mesma quantidade de torque para as duas rodas, independentemente de tração. Cada um destes tipos de caixas de engrenagens exige um tipo diferente de fluido diferencial, ou por aditivos específicos, se somente um único tipo de óleo de transmissão estiver disponível.
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Sem a quantidade correta do tipo ideal de fluido diferencial, os componentes internos podem quebrar. Isto também pode ocorrer se o fluido não é alterado regularmente, pois os contaminantes de engrenagens de desgaste se acumulam no líquido, ou pode quebrar devido ao calor.

Muitas vezes, é possível verificar a qualidade de fluido diferencial através da remoção do tampão de enchimento, no lado da caixa de engrenagem. O fluido pode ser verificado por odores desagradáveis ou sinais de contaminação. Em outros casos, o nível e a condição do fluido podem ser controlados através da inserção de um arame para dentro do orifício de enchimento.

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Editora

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