Uso da termografia em manutenção preditivaTermografia infravermelha é um procedimento para a criação de imagens usando radiação infravermelha em vez de luz. IV é invisível a olho nu, mas é emitida ou refletida por qualquer objeto ou criatura que libera calor.

Também conhecida simplesmente como termografia, a técnica cria uma imagem com base nos padrões de calor da área em vista. Isso tem inúmeras aplicações técnicas e científicas, de vigilância militar até astronomia. O método se tornou uma ferramenta essencial em muitos programas de manutenção preditiva.

Uma imagem criada por termografia é chamado de termograma

Uma imagem criada por termografia é chamado de termograma

A radiação infravermelha é parte do espectro eletromagnético, uma vasta gama de radiação inofensiva, que inclui a luz visível, ondas de rádio e microondas. O comprimento de onda da radiação determina a sua natureza e posição no espectro eletromagnético. Embora o olho humano possa detectar apenas uma faixa estreita de radiação, vários dispositivos tecnológicos podem detectar o resto.

O comprimento de onda fica entre microondas e luz vermelha, do lado de fora do espectro visível. Radiação infravermelha que está perto da faixa do visível pode ser capturada com câmeras especiais; a termografia captura a radiação IV que está mais perto das microondas, conhecidos como muito infravermelhas.

As câmeras infravermelhas são fáceis de encontrar no mercado, mas ainda há muito a aprender sobre termografia e operação desses equipamentos. Pode parecer, à primeira vista, que elas oferecem acesso rápido e prático aos dados que você precisa e que não é necessária qualquer habilidade de resolução de problemas ou treinamento. Mas isso não é verdade.

Erros de diagnóstico e operacionais podem causar problemas sérios em uma indústria, porque iniciam uma reação em cadeia que pode ser não apenas desgastante e constrangedor para o técnico ou engenheiro de manutenção, mas também caro para a empresa como um todo.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Apesar de serem considerações muito simples, aqui estão alguns detalhes para manter em mente em qualquer procedimento operacional padrão de termografia infravermelha:

  • O primeiro passo básico para a análise correta é a sigla Ford, que significa Focus, Range e Distância (ou foco, abrangência e distância). Se a imagem está fora de foco, a temperatura fora da faixa ou o alvo longe demais para análise, o resultado será inconclusivo. A informação que se consegue em um termograma é fundamental para um diagnóstico adequado e deve ser tão precisa quanto possível. Obter dados ruins é mais perigoso do que não obter nenhum dado.
  • O segundo passo básico é entender e ajustar as funções de emissividade e refletividade. Ao avaliar cuidadosamente a área de fiscalização, esses dois fatores podem ter um efeito direto sobre a interpretação correta de um termograma.

Considerando essas duas etapas básicas, você garante as avaliações corretas e a credibilidade de um programa de manutenção preditiva usando termografia.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção