Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Uso da termografia em manutenção preditiva

Erros de diagnóstico e operacionais podem causar problemas sérios em uma indústria, porque iniciam uma reação em cadeia extremamente prejudicial para a fábrica.

Mais notícias relacionadas a manutenção:

Conceito de manutenção pós-quebra
Política de manutenção de quebra às vezes é instituída quando uma instalação industrial ou empresa ...


Saiba mais sobre maquinabilidade
Várias técnicas diferentes podem ser utilizadas para melhorar a usinabilidade, seja alterando o material ou ...


Entendendo o funcionamento do MASP
Segundo Werkema (1995), o chamado ciclo PDCA de melhorias consiste em uma sequência de procedimentos ...


Uso da termografia em manutenção preditivaTermografia infravermelha é um procedimento para a criação de imagens usando radiação infravermelha em vez de luz. IV é invisível a olho nu, mas é emitida ou refletida por qualquer objeto ou criatura que libera calor.

Também conhecida simplesmente como termografia, a técnica cria uma imagem com base nos padrões de calor da área em vista. Isso tem inúmeras aplicações técnicas e científicas, de vigilância militar até astronomia. O método se tornou uma ferramenta essencial em muitos programas de manutenção preditiva.

Uma imagem criada por termografia é chamado de termograma

Uma imagem criada por termografia é chamado de termograma

A radiação infravermelha é parte do espectro eletromagnético, uma vasta gama de radiação inofensiva, que inclui a luz visível, ondas de rádio e microondas. O comprimento de onda da radiação determina a sua natureza e posição no espectro eletromagnético. Embora o olho humano possa detectar apenas uma faixa estreita de radiação, vários dispositivos tecnológicos podem detectar o resto.

O comprimento de onda fica entre microondas e luz vermelha, do lado de fora do espectro visível. Radiação infravermelha que está perto da faixa do visível pode ser capturada com câmeras especiais; a termografia captura a radiação IV que está mais perto das microondas, conhecidos como muito infravermelhas.

As câmeras infravermelhas são fáceis de encontrar no mercado, mas ainda há muito a aprender sobre termografia e operação desses equipamentos. Pode parecer, à primeira vista, que elas oferecem acesso rápido e prático aos dados que você precisa e que não é necessária qualquer habilidade de resolução de problemas ou treinamento. Mas isso não é verdade.

Erros de diagnóstico e operacionais podem causar problemas sérios em uma indústria, porque iniciam uma reação em cadeia que pode ser não apenas desgastante e constrangedor para o técnico ou engenheiro de manutenção, mas também caro para a empresa como um todo.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Apesar de serem considerações muito simples, aqui estão alguns detalhes para manter em mente em qualquer procedimento operacional padrão de termografia infravermelha:

  • O primeiro passo básico para a análise correta é a sigla Ford, que significa Focus, Range e Distância (ou foco, abrangência e distância). Se a imagem está fora de foco, a temperatura fora da faixa ou o alvo longe demais para análise, o resultado será inconclusivo. A informação que se consegue em um termograma é fundamental para um diagnóstico adequado e deve ser tão precisa quanto possível. Obter dados ruins é mais perigoso do que não obter nenhum dado.
  • O segundo passo básico é entender e ajustar as funções de emissividade e refletividade. Ao avaliar cuidadosamente a área de fiscalização, esses dois fatores podem ter um efeito direto sobre a interpretação correta de um termograma.

Considerando essas duas etapas básicas, você garante as avaliações corretas e a credibilidade de um programa de manutenção preditiva usando termografia.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a manutenção:

Alinhamento de eixos

Um eixo é uma peça cilíndrica de aço, que transfere força de rotação de um motor a outros componentes no interior de uma peça de ...
O que é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

Antes de saber e quando utilizar é preciso entender o foco do MASP. Problemas! Este é o foco. Tudo que apresenta resultado diferente do desejável pode ser considerado problema, seja quando ...
Processo de reparo completo para servomotores industriais

Servo motores são máquinas complexas com requisitos especiais de revisão. Ao tentar detectar o problema de uma peça com defeito, cada servo motor precisa passar por ...
Mecânica de automóveis

Dá pânico imaginar uma vida sem carro, já que o carro tem sido uma parte integrante da nossa vida. Direto da necessidade básica para qualquer tipo de luxo ...
Manutenção do redutor de engrenagem com análise de vibração

Quando você está lidando com objetos complexos mecanizados, como um redutor Falk, a vibração é indesejável pois sua presença acusa ineficiência. Para ser mais específico, as ...
Manutenção da correia serpentina e polias tensoras

Se você possui um veículo construído nos últimos 10 anos, ele provavelmente está equipado com cintos de serpentina. Os veículos mais antigos são equipados com cintos ...
Guia de manutenção de ativos

Ativos não são fins, mas meios para alguns fins úteis. Ativos administrados com prudência podem resultar em ganhos incríveis. Os ativos podem ser tangíveis, bem ...

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google