Usos industriais do óxido de cálcioO cálcio, o óxido mais conhecido como cal virgem, é um produto químico de alto volume utilizado em muitas indústrias. Isto é porque o óxido de cálcio tem muitas utilizações, é barato e é fácil de criar. O suprimento é aproveitado industrialmente como um absorvente, na criação de aço, no fertilizante, como um amaciador de água e de hidrogênio, como um potencial regulador (pH) em águas residuais.

Na indústria química, o óxido de cálcio serve como um agente desidratante e um absorvente. O primeiro é importante para a purificação de outros compostos e substâncias, tais como glucose, ácido cítrico e certos corantes antes do composto ser submetido a um refinamento adicional. Como uma cal, o absorvente tem se mostrado eficaz em absorver carbono de dióxido, o que ajuda quando a química do dióxido de carbono é demasiadamente elevada para se trabalhar com ele.

A indústria do aço utiliza óxido de carbono, como um fluxo para remover as impurezas a partir de sucata de aço ou de ferro antes de ser ligado com carbono para se tornar aço. As impurezas que ser reduzidas efetivamente se a cal viva conta com sílica, enxofre e fósforo. Sem retirar as impurezas, o ferro ou a sucata não podem ser transformados em aço utilizável.

Óxido de cálcio usado na indústria

Óxido de cálcio usado na indústria

O óxido de cálcio é empregado para diversos fins em jardinagem e adubação. O cálcio presente no óxido é capaz de proporcionar uma base para equilibrar a solos ácidos e é usado mais frequentemente em áreas onde a chuva lava o cálcio do solo. A cal viva é também eficaz em evitar ervas daninhas, aumentando a possibilidade de crescimento saudável das plantas.

A água contém muitas partículas extras, e estas partículas podem ficar retidas nos tubos e nos locais onde os fluxos de água diminuem ou param completamente. Indústrias que fabricam amaciadores de água, muitas vezes, usam óxido de carbono, porque é capaz de corroer essas partículas extras sem destruir os tubos. A cal viva é, por vezes, combinada com carbonato de sódio, quando utilizado como um amaciador de água.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

As águas residuais são criadas por muitas indústrias quando um produto químico ou substância é combinado com a água. Este efluente deve ser tratado antes de poder ser reciclado e reutilizado para outras aplicações, tais como regar relvados. O óxido de carbono é uma base e é capaz de modificar o pH da água. Pode também purificar muitas das substâncias que se encontram nas águas residuais, auxiliando no processo de reciclagem.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais