Treliças tridimensionaisUma treliça tridimensional (3D) é um tipo de estrutura utilizada para dar maior resistência e apoio a estruturas de construção, como pontes e edifícios.

Também chamadas de armação de espaço, são compostas de triângulos dispostos de forma tridimensional, como tetraedros. Essas armações são extremamente fortes e capazes de suportar uma grande quantidade de força, sem alterar a forma ou causar ruptura.

Como outras treliças, a treliça 3D é formada por uma série de formas triangulares. Usando peças desse formato, treliças conseguem suportar uma força muito maior do que as outras formas para estruturas.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Formas triangulares são utilizadas nas treliças porque não perdem a forma quando submetidas ao estresse. Com a força suficiente, uma treliça pode quebrar, mas as seções triangulares não estão sujeitas a mudanças angulares da maneira que outras formas, como quadriláteros, estão.

A forma mais comum em uma treliça 3D é um tetraedro, composta de quatro triângulos dispostos de modo que um triângulo constitui a base da forma e os outros três atribuem a cada aresta da base. Todos são reunidos em um ponto na parte superior. Uma estrutura similar, uma pirâmide, que tem uma base quadrada e quatro lados triangulares que se encontram num ponto, também pode ser usada.

Treliças podem ser produzidas em uma grande variedade de materiais. As de madeira são comuns na construção de casas ou em outras estruturas de pequenas dimensões. Grandes edifícios ou estruturas que passam por uma grande dose de estresse, como pontes, utilizam as versões de metal.

Pontes, palcos, construções e edifícios utilizam treliças 3D para suporte

Pontes, palcos, construções e edifícios utilizam treliças 3D para suporte

A treliça 3D aparece como apoio para uma série de estruturas diferentes. Pisos, plataformas e telhados fazem uso dessas treliças porque permanecem fortes e estáveis no meio, bem como sobre as extremidades da estrutura.

Para grandes plataformas estruturais, vigas de suporte adicionais podem ser colocadas sob o centro da armação 3D para tornar a construção mais forte. Torres, especialmente as elétricas, podem usar treliças tridimensionais, chegando a grandes alturas sem entrar em colapso.

Muitas estruturas utilizadas em projetos espaciais são construídas como uma série de treliças 3D. Esta forma é fácil de construir do que os suportes em forma de colméia. Além disso, é possível manter a forma rígida em diferentes condições de ambientes.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil