O que é sílica de quartzo

quartzoA sílica de quartzo, também conhecida como sílica cristalina ou dióxido de silicone cristalino, é um mineral que é encontrado na natureza. É um dos mais abundantes minerais na terra, e há centenas de variedades deles, alguns dos quais são pedras preciosas. A estrutura molecular da sílica de quartzo é incomum e permite que pedras compostas do material cresçam em tamanhos grandes ao longo do tempo.

Considerado um dos minerais mais comuns na Terra, o quartzo pode ser encontrado em todos os continentes e em cada tipo de ambiente. O mineral aumenta à medida que as camadas de dióxido de silicone são depositadas sobre um cristal de sementeira ou num pequeno conjunto de moléculas de dióxido de silicone. Estes cristais são encontrados em diversos tipos de rochas, incluindo rocha ígnea, como granito, e rochas sedimentares, como o xisto. O quartzo é extremamente duro, o que significa que, muitas vezes, supera a pedra que foi originalmente encontrada dentro. Essas pedras resistem bem ao longo do tempo, liberando os cristais.

O quartzo tem uma estrutura muito particular, que só é encontrada em outro tipo de mineral na terra. As moléculas de dióxido de silicone são organizadas em grupos de quatro. A estrutura das moléculas no presente mineral faz com que seja relativamente difícil de cortar, embora muitas variedades sejam cuidadosamente trabalhadas nos cortes de gemas comuns. Ao longo do tempo, estes cristais crescem e atingem comprimentos de vários metros, mas estes são mais raros.

Sílica de quartzo na cor branca

Sílica de quartzo na cor branca

Há muitas formas diferentes de quartzo encontrados na natureza. Citrino, ametista, quartzo rosa e quartzo fumê são algumas das variedades comuns do mineral. Embora a cor e a aparência de todas estas pedras variem consideravelmente, elas são todas feitas de dióxido de silicone, e são todas as formas cristalinas do presente composto. Outras pedras, como ônix, ágata e outras, são também formas de dióxido de silicone, embora sejam produzidas de quartzo e monganite, que têm diferentes estruturas cristalinas.
—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-
Examinar as características das pedras, tais como a cor, clareza, forma e tamanho pode render centenas de diferentes tipos de quartzo, mas não existem duas exatamente iguais. Em laboratórios, as amostras extremamente puras de quartzo são usadas para criar certos componentes elétricos, incluindo dispositivos de medição de tempo. O quartzo é também vulgarmente utilizado em relógios, porque a sua frequência de ressonância se mantém estável durante longos períodos de tempo e sob diferentes condições ambientais.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password