Guincho tipo cordaUm guincho tipo corda, ou corda de elevação, é muitas vezes referido como um equipamento e é composto de uma única corda, que é acionada várias vezes entre dois conjuntos de polias de um bloco de grandes dimensões, cada um dos quais está normalmente equipado com um gancho de aço. À medida que a extremidade solta da corda é puxada, ela passa através de uma série de etapas em duas polias.

A passagem do cabo através do sistema de polia aumenta o poder de elevação ou de empuxo da corda de elevação, mantendo a força de tração necessária para elevar o peso. Originalmente fabricadas com blocos de madeira e polias trabalhando em conjunto com um cânhamo, as versões modernas de guincho de corda costumam usar blocos de metal completas com polias de plástico e cordas de nylon.

Muito antes dos guinchos elétricos, quando um item precisava ser levantado, uma corda era a ferramenta preferencialmente selecionada. Ocasionalmente, quanto um item era muito pesado, uma corda ficava amarrada a um cavalo ou mula para fornecer a energia necessária a fim de levantar e puxar o objeto.

Guincho usado em construção e outras áreas.

Guincho usado em construção e outras áreas.

Muitos anos após, uma grua foi desenvolvida para elevar objetos e cargas pesados, tornando muito mais fácil todo o processo. Ao passar a corda por detrás entre os dois blocos em uma série de roldanas empilhadas, a potência de elevação é muito maior.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Além de elevação vertical, a corda de elevação pode também ser utilizada de forma muito eficaz para apertar dois objetos numa aplicação horizontal. Isto é útil ao amarrar duas vigas juntas ou ao tentar endireitar tubos, troncos e outros itens. Uma corda de elevação foi muitas vezes utilizada para levantar uma seção de parede em posição quando ocorria a construção de um celeiro ou outra grande estrutura. Esta tecnologia permitiu que uma parede fosse construída em um determinado terreno, sendo, depois, içado para a posição adequada.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos