O que é confiabilidade de entregaConfiabilidade de entrega é um termo usado para descrever o número de entregas que são consideradas livres de qualquer tipo de erro por parte do fornecedor ou transportador, em comparação com o número total, dentro de um especificado período de tempo.

A ideia é determinar a proporção de entregas bem-sucedidas e aquelas que não cumprem as normas estabelecidas pela operação da empresa.

É necessário fazer revisões periódicas para determinar a relação atual de entrega confiabilidade. Isso pode ajudar uma empresa a identificar falhas no processo de entrega e implementar mudanças que ajudem a minimizar o número de erros que ocorrem durante o processo.

Entregas confiáveis são importantes para a relação fornecedor/cliente

Entregas confiáveis são importantes para a relação fornecedor/cliente

No cálculo da confiabilidade da distribuição, vários fatores são levados em conta. A quantidade de unidades incluída na entrega deve corresponder ao número total de unidades requisitadas pelo cliente, mesmo que o pedido esteja sendo preenchido como transferência múltipla. Quando este for o caso, os totais acumulados com essas transferências devem concordar com o pedido do cliente.

Além disso, a qualidade dos itens solicitados deve respeitar as normas estabelecidas pela empresa. Fatores como prazos de entrega também são levados em consideração, bem como o sucesso do envio para o cliente no endereço indicado.

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Outro elemento-chave tem a ver com a data em que o pedido é feito pelo cliente. Para esse efeito, a data de entrega deve ser anterior ou a data prometida a esse cliente. Caso a entrega precise ser adiada por qualquer motivo, até mesmo devido a uma ação da natureza, a abordagem comum é a considerar a entrega como falha.

Embora as condições do erro sejam levadas em conta ao avaliar as razões subjacentes para a diminuição da confiabilidade em logística, a listagem do atraso na entrega como uma exceção para os padrões da empresa ainda é observada e tratada como parte do contínuo esforço de relações entre fornecedor e cliente.

O objetivo de qualquer empresa é ter o maior percentual de confiabilidade possível. Embora circunstâncias imprevistas, como condições climáticas adversas, possam causar atrasos e levar a erros, danos a embalagem, deterioração do conteúdo ou até mesmo um erro de realização, os resultados das análises de entregas proporcionam uma oportunidade de ajustar as políticas e procedimentos de modo que, pelo menos, alguns dos erros possam ser evitados no futuro.

Dependendo do percentual de entregas bem-sucedidas que ocorrem dentro de um período, podem ser necessárias desde ações de capacitação de funcionários até mesmo a revisão de todo o processo de atendimento.

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