Tudo sobre a indústria do cimento

Tudo sobre a indústria do cimentoA indústria do cimento engloba uma grande parte da indústria da construção civil em todo o mundo. Produtos de concreto e argamassa são utilizados em praticamente em todos os tipos de projeto de construção. Além disso, o concreto é o material de construção mais utilizado no mundo.

Produtos de cimento oferecem uma solução versátil e durável para aplicações residenciais, comerciais e industriais de todo o escopo e tamanho. A indústria do cimento emprega um grande número de trabalhadores envolvidos na produção, distribuição e aplicação de materiais de cimento e seus produtos relacionados.

Concreto é usado como base para casas, edifícios e em uma grande variedade de estruturas de longa duração. Estradas e pontes são feitas com concreto e mantidos com produtos à base de cimento.

Os ingredientes utilizados para fazer o concreto incluem cimento, areia, cascalho e água. O cimento é produzido principalmente a partir de calcário, que é aquecido e combinado com outros materiais. Em seguida, o resultado é triturado em forma de pó.

Produtos de cimento, por vezes, tomam a forma de argamassa, reboco e concreto. A indústria de concreto abrange uma enorme variedade de estruturas e componentes estruturais. Estes produtos podem ser fabricados no local ou nas fábricas que produzem componentes pré-moldados, como blocos, tubos, pavimentos e lajes. Produtos de argamassa são usados ​​para unir produtos de concreto e tijolos de barro. Argamassa e estuque cobrem, revestem e reparam edifícios, piscinas e paredes.

A China, a Índia e os Estados Unidos são os maiores produtores mundiais de cimento.

O ciclo do produto começa em uma pedreira de onde a pedra, contendo cálcio, silício, alumínio e ferro, é extraída. As pedras grandes são quebradas em cascalho, misturadas em proporções adequadas e então esmagadas em pó. O pó é, então, pré-aquecido antes de ser enviado para o forno para processamento adicional.

Construção civil atual é fortemente baseada no cimento e seus subprodutos

Construção civil atual é fortemente baseada no cimento e seus subprodutos

O pó bruto atinge temperaturas de 1480 graus Celsius enquanto está no forno. Surge uma nova substância chamada clinquer, que é arrefecida e moída num pó conhecido como cimento Portland. Este tipo de cimento é transportado a granel por caminhão, trem e navio para empresas que usam cimento para fazer produtos de mistura pronta de concreto e outros. Uma pequena porcentagem é ensacada para venda no varejo por empreiteiros e proprietários.

O consumo de cimento é sazonal, mas está em alta atualmente no Brasil graças ao grande número de obras em andamento no país. Devido ao alto custo de transporte associado com o frete do material, a maioria da produção é feita em uma base local.

A indústria do cimento é por vezes considerada a base da indústria da construção civil global e poucos projetos hoje são concluídos sem o uso de algum tipo de produto de cimento.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password