Segurança na operação de guindastesGuindastes são equipamentos de diferentes tamanhos e formatos usados para levantar cargas pesadas em diversos locais de trabalho. Essas máquinas são eficientes, rentáveis e bastante seguras.

Mas os acidentes com danos materiais e à vida humana muitas vezes acontecem, em sua maioria por causa da questão da segurança. Uma das causas principais é a falta de um sistema de aviso ou mecanismo de sinalização para que o operador saiba de antemão sobre qualquer tipo de perigo possível.

Para evitar esses contratempos, existem os chamados limitadores de carga, incluindo dispositivos sofisticados ou indicadores como a célula de carga ou escalas eletrônicas. Também conhecida como indicadores de carga de segurança, estes sistemas refinados monitoram variáveis de várias gruas.

Um treinamento adequado para os operadores de guindaste reduz os riscos de acidentes, embora não elimine-os completamente. Se um operador de guindaste é treinado e certificado, ele provavelmente será capaz de lidar com situações difíceis ou emergências de uma maneira melhor.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Há muitas diretrizes de segurança que os operadores podem seguir para garantir a segurança do equipamento, bem como a sua própria, como sempre verificar as máquinas que vão usar para levantar cargas. Qualquer rachadura ou corrosão não devem ser ignoradas e precisam ser tratadas rapidamente antes de começar o trabalho pesado feito pelo guindaste.

Os operadores precisam de ajuda em termos de o que fazer se algo der errado durante o funcionamento de um guindaste. Eles precisam ter algum indicador ou mecanismo de sinalização no local para alertá-los sobre qualquer possível avaria do equipamento que estão operando. Os sistemas de segurança foram projetados para fazer exatamente isso.

Muitos tipos de sistemas de segurança garantem a integridade física dos operadores de guindaste, sendo a célula de carga um dos destaques.

Operação segura de equipamentos pesados

Operação segura de equipamentos pesados

Uma célula ou sensor de carga mede com precisão o peso e sentido da carga. Um outro tipo, chamado de sensor angular, tem um sensor um codificador digital e fornece dados exatos do ângulo de detecção do ângulo da lança.

Existem muitas variedades de células, incluindo as de compressão de carga, de feixe, de tensão, etc. Outros dispositivos utilizados são escala de guindaste eletrônico, indicador de momento de carga, monitores de carga de vento, indicadores de velocidade, indicadores de crescimento angular, etc.

O uso desses dispositivos modernos pode melhorar a segurança de um operador de guindaste que está bem treinado nas várias medidas de segurança e também usá-los de forma adequada para evitar acidentes, bem como em casos de emergências.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho