Vantagens e desvantagens do processo de forjamentoO forjamento é um processo no qual os metais são formados pela aplicação de forças de compressão sobre eles. A classificação do processo de forjamento é feita com base na temperatura de tratamento, considerando a forja fria ou quente do metal. Antigamente, o método de forja era realizado com a ajuda de martelo e bigorna. Mas atualmente, com o advento da tecnologia de processo e da engenharia tradicional, a técnica de forjamento é efetivada por ar comprimido, máquinas hidráulicas, martelo de prensa e por vapor. Forjar é um processo muito confiável, em comparação com fundição, fabricação, soldagem, usinagem e outros processos de modelagem de metais.

Forjamento a quente e forjamento a frio são as diferentes formas de processamento dos metais, mas eles proporcionam com os mesmos resultados. Vamos discutir como os processos de forjamento são feitos:

A parte de metal é fornecida com o tratamento a quente a certos níveis de temperatura e depende do tipo de metal, por exemplo:

  • 1100 a 1150 graus para o aço
  • 350 a 520 graus - para ligas de alumínio
  • 710 a 800 graus para ligas de cobre

Durante este processo, a temperatura deve estar acima do ponto de cristalização do referido metal, o qual fornece ao metal os efeitos de endurecimento. Confira as vantagens e desvantagens do forjamento a quente:

Vantagens

- Aumento da força dúctil
- Alta temperatura ajuda na remoção de substâncias homogêneas devido à difusão aumentada
- Redução no tamanho do poro

Processo de forja a quente

Processo de forja a quente

Desvantagens

- Tolerância menor
- Enpenamento de material durante o processo de arrefecimento
- Resultado indesejável devido à reação do metal com o meio
- Estrutura metálica variada

Forjamento a frio é definido como um processo em que o metal é trabalhado abaixo do ponto de cristalização Este processo é barato em comparação com processos de tratamento a quente. Este tratamento é usado em ligas leves, tais como o alumínio e o cobre. A forja a frio é feita à temperatura ambiente, e um método comum utilizado neste procedimento é impressão de matriz de forjamento, onde o metal é colocado dentro de um molde, o qual está ligado a uma bigorna, e o martelo é vigorosamente lançado sobre a peça de metal para modelá-lo.

Vantagens

O forjamento a frio é preferível ao forjamento a quente, pois as peças forjadas a frio não necessitam de trabalhos de acabamento, e este passo no processo de fabricação é muito rentável. A técnica de forjamento a frio tem menos impurezas resultantes na superfície brilhante lisa.
----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Desvantagens

- Metal menos dúctil
- Maquinário pesado e poderoso é essencial
- São necessárias ferramentas muito fortes
- Tensão residual
- A superfície do metal deve ser limpa antes de iniciado o processo

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Metal Mecânica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Metal Mecânica