Uso do asfalto oxidado na construção civil

Uso do asfalto oxidado na construção civilO asfalto oxidado, obtido através do asfalto destinado de petróleo por método de oxidação, é formado também por cimento e betume asfálticos, o que garante ao produto maior durabilidade e total impermeabilidade, além da cor bem escura. Utilizado na indústria química, na construção civil, o setor naval, na área automobilística, a produção de alguns tipos de borrachas, em tintas anti-corrosivas, entre outros produtos, o tipo de asfalto oxidado possui algumas vantagens extras, por ter maior tenacidade, ser resistente às condições ambientais e menos suscetível às mudanças térmicas.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, por intermédio da norma EB-635, determinou a classificação de três tipos de asfaltos oxidados básicos apropriados para a construção civil, em especial, para os trabalhos de impermeabilização de estradas e vias públicas. A diferença básica de cada um dos três está mais restrita ao índice de penetração e à faixa de temperatura de amolecimento, considerando que a taxa máxima de penetração precisa corresponder à temperatura mínima de amolecimento, e vice-versa.

Asfalto oxidado

Os asfaltos oxidados tipo I, recomendados para impermeabilização de fundações, mantêm penetração de 25 a 40 e temperatura de amolecimento de 60° C a 75° C e a. Já os asfaltos do tipo oxidado de nível II, usados em impermeabilizações de coberturas e fundações, contam com temperatura de amolecimento na faixa de 75° a 95° C e taxa de penetração de 20 a 35. Os asfaltos oxidados do tipo III possuem grau de penetração de 15 a 25 e temperatura de amolecimento que varia entre 95° a 105° C, por esta razão, são destinados exclusivamente à impermeabilização de coberturas.

A técnica de oxidação de asfaltos começa com a passagem de uma corrente de ar através da massa asfáltica já aquecida, o que estabelece certos limites quanto à relação amolecimento/penetração. Ou seja, quanto mais alta a temperatura de amolecimento, maior a dureza do asfalto, significando que seu índice de penetração será maior também.

Desse modo, quanto mais baixa a temperatura de amolecimento, menos rígido será o asfalto e mais alto será seu índice de penetração. Consequentemente, as condições de temperatura do piso onde o asfalto será colocado irão estabelecer suas características. Alguns fabricantes de asfalto oxidado, como é o caso da Texsa e da Citimat, produzem inúmeros tipos de cimento asfálticos e asfaltos feitos através do processo de oxidação, oferecend aos seus clientes produtos de qualidade e grande durabilidade.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password