Análise de causa raizA análise da causa raiz é um processo de questionamento e investigação que gerentes de negócio e manutenção usam para determinar a verdadeira origem de um problema.

A intenção é ir além do tratamento dos sintomas do problema e isolar a causa real. O principal objetivo de uma avaliação desse tipo é evitar que o problema se repita no futuro.

As empresas podem se tornar cientes de um problema em um de seus processos durante uma série de etapas. Por exemplo, pode ser um defeito na concepção de um produto que se apresenta durante o teste. O problema pode não aparecer até que o produto esteja nas mãos de um cliente e a empresa recebe uma reclamação.

Se uma empresa só sabe da situação depois que o produto está com o cliente, resulta em aumento de custos.

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Os custos de correção do problema são maiores ainda, já que o cliente pode não continuar a comprar produtos da empresa, devido à sua insatisfação. Se o problema não for resolvido pela empresa de uma forma que agrade a outra parte, isso pode resultar em publicidade boca-a-boca negativo. A análise da causa raiz visa evitar que esse tipo de cenário.

Em vez de colocar a culpa nos funcionários, uma raiz análise da causa examina o processo por trás da questão. Por exemplo, se um funcionário está envolvido em um acidente durante a execução de seus deveres de trabalho, os gerentes da empresa devem aprofundar os procedimentos de trabalho estabelecidos e políticas em torno da tarefa que levou à lesão.

Gerentes também precisam observar qualquer equipamento envolvido, incluindo os procedimentos para sua manutenção. A análise questiona por que a lesão aconteceu e volta atrás em todos os processos envolvidos.

Análise de falha pela origem ajuda empresa a investigar seus processos produtivos

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Se os gerentes determinam que uma peça problemática em uma certa máquina levou ao acidente do empregado, a análise terá início com as causas do defeito do equipamento. A análise pode resultar na descoberta de que o equipamento não deveria ter sido utilizado. Talvez o empregado não tenha percebido a falha por não receber treinamento adequado.

Exemplo: uma análise pode descobrir que o equipamento defeituoso não foi substituído devido a um desacordo entre os departamentos da empresa responsáveis por adquirir o equipamento correto.

O resultado é que a causa nasceu da falta de vontade de promover a colaboração entre departamentos e gastar os valores necessários para garantir a segurança dos funcionários. Para evitar que o problema volte a acontecer, os gestores da empresa precisariam primeiro garantir a compra de equipamento adequado. Além disso, seriam obrigados a trabalhar no sentido de criar um ambiente onde os dois departamentos trabalham como equipes e não como adversários.

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