Pesquisa mostra recuperação da indústria chinesaA produção industrial na China melhorou neste mês de outubro, dando sinais de que uma recuperação pode estar tomando forma depois de uma queda acentuada da segunda maior economia mundial.

Uma versão preliminar do índice mensal de compras do HSBC mostrou uma alta de três meses de 49,1 pontos em uma escala de 100 pontos, divulgou o banco na tarde de ontem. Embora ainda esteja abaixo do nível de 50 pontos, que indica uma contração, o número teve uma forte melhoria em relação a setembro (47,9).

Outros dados do país, divulgados na semana passada, mostraram que as vendas no varejo e o investimento também estão em ritmo de recuperação. O crescimento da economia nos três meses encerrados em setembro caiu para 3,5, mas a queda foi muito mais suave do que nos trimestres anteriores. Atividade econômica cresceu 2,2% em relação ao trimestre anterior, o maior ganho no ano.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

A HSBC Corp disse que a leitura preliminar é baseada nas respostas de 85-90% das 420 empresas pesquisadas neste mês. O índice final será divulgado no dia 1º de novembro.

Mesmo assim, a China enfrenta desafios e a pressão do mercado de trabalho, o que exige uma continuidade da flexibilização da política nos próximos meses para garantir uma recuperação constante de crescimento.

Os números chineses são uma boa notícia rara para a economia mundial, que diminuiu com a piora da crise da dívida da Europa e a economia americana estagnada.

A expansão da China é forte em comparação com Estados Unidos e Japão, onde o crescimento deste ano está previsto em apenas um dígito.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional