O que é aerogel

O que é aerogelO aerogel é um tipo especial de espuma, composto 99,8% de ar.

O material de baixa densidade em estado sólido é derivado de gel, com o componente líquido substituído por gás. O resultado é um sólido de densidade extremamente baixa, com várias propriedades notáveis, especialmente como isolador térmico.

Os aerogéis são sólidos, mas pode ser menos densos do que o ar. Apesar de sua esparsa estrutura molecular, o material apresenta grande força e pode conter (teoricamente) de 500 a 4.000 vezes o seu peso em força aplicada.

O produto foi inventado em 1930 por Samuel Stephens Kistler. No entanto, o material era muito frágil e não podia ser moldado. Os aerogéis são tradicionalmente caros e difíceis de fabricar, além de difíceis de manusear. Nos últimos anos, uma equipe de cientistas descobriu como torná-lo flexível, de modo que não quebre tão facilmente. Com isso, surgiram uma série de usos para este suprimento.

—————————————————-
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

Ele ganhou o apelido de fumaça congelada, fumaça sólida ou fumaça azul, devido à sua natureza translúcida e a forma como a luz se espalha no material. Porém, ao toque, é parecido com isopor.

Os aerogéis possuem a menor densidade e maior área de superfície interna de qualquer material sólido conhecido, o que os torna perfeitos para colisão, isolamento de amortecimento acústico e térmico, suporte estrutural e química de superfície.

Um clipe de papel tem uma massa de cerca de 1 g. Uma amostra de 1 g de aerogel apresenta área de superfície interna de 250 a 3000m2 por grama (quando produzido em um ambiente sem peso).

Os usos do aerogel incluem materiais com propriedades úteis, como adsorventes, catalisadores, isoladores, semicondutores, piezoelétrico, dielétrico, ferroelétrico, controladores de difusão, condutores elétricos, isoladores elétricos e recursos ópticos.

Aerogéis são uteis para isolamento e suporte estrutural, entre outras funções

Aerogéis são uteis para isolamento e suporte estrutural, entre outras funções

Entre suas propriedades, destacam-se:

Densidade extremamente baixa
Excelente isolante térmico
Área de superfície específica elevada
Menor constante dielétrica
Propriedades do aerogel metálico:

Área de superfície específica elevada (100-500m2/g)
Eletricamente condutivo
Atividade catalítica
Ótimo isolante térmico
Menor densidade sólida: o mais leve de material sintético é um aerogel com uma densidade de apenas três vezes a densidade do ar. No entanto, as versões industriais podem ser feitas com maior densidade (de até 0,6 g/cc ou mais). Maior porosidade: Talvez este seja o único material com mais de 95% de porosidade e uma distribuição de tamanho de poros muito grande, variando de 10-10 Angstroms (metros) até mícrons (10-6 metros).

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password