Tudo sobre o AutoCADO AutoCAD, criado pela Autodesk, é o programa de desenho técnico mais utilizado em todo o mundo. Em sua versão 2012, tem mais de 1,25 milhões de usuários registrados.

A Autodesk é a quarta maior empresa global de software. De acordo com a companhia, CAD significa Computer Aided Design (CAD), mas também pode significar Computer Aided Drafting (ou rascunho auxiliado por computador).

A primeira versão do AutoCAD foi lançada em 1982 rodando em DOS. O programa apareceu como o primeiro CAD que rodava em um computador desktop. Na época, a maioria dos outros softwares era utilizado em estações de trabalho de alto nível ou até mesmo mainframes.

Seu sucesso tem sido atribuído à sua famosa arquitetura aberta. O apoio de Auto LISP, uma linguagem de programação projetada especialmente para o AutoCAD, também tem sido um fator importante.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Embora o AutoCAD seja pensado como uma aplicação CAD para desenhos em 2D, também possui um mecanismo de modelagem 3D poderoso que permite criar modelos 3D de edifícios ou partes pequenas usadas em uma máquina.

A modelagem 3D no AutoCAD foi introduzida há mais de uma década atrás, com AutoCAD R13 (e mesmo antes disso, com uma extensão chamada Autodesk para AutoCAD R12), mas a criação de modelos 3D foi muito demorada. Em versões recentes, os recursos 3D foram totalmente reformulados para permitir a concepção conceitual em AutoCAD e criar renderizações de alta qualidade de apresentação com menos esforço.

O software não apenas dá ao usuário as ferramentas de desenho 2D para o uso diário, mas também oferece um conjunto robusto de ferramentas para modelagem 3D e oferece a opção de visualizar os modelos tridimensionais, acesso a visualização de bancos de dados externos, dimensionamento inteligente, importação e exportação de formatos de arquivos e muito mais.

Modelo de desenho no AutoCAD

Modelo de desenho no AutoCAD

A Autodesk tem uma rede de apoio virtual para o produto, que inclui programadores que criam softwares para trabalhar com AutoCAD, revendedores que oferecem treinamento, suporte técnico e cursos para mais de um 1 de usuários a cada ano. Existe hoje uma linha completa de produtos relacionados ao programa.

As principais áreas que usam o AutoCAD são:

  • Arquitetura
  • Mecânica
  • SIG (Sistemas de Informação Geográfica)
  • Gestão de instalações
  • Elétrica e eletrônica
  • Multimídia

Para essas especialidades, estão disponíveis extensões como Autodesk Architectural Desktop e Autodesk Building Systems (mecânica, elétrica, encanamento), Autodesk Mechanical Desktop, Autodesk Map, AutoCAD Land Desktop, Autodesk Survey e Autodesk Civil Design.

A Autodesk agora oferece também as versões Autodesk Revit e Autodesk Inventor, aplicações de software que concorrem com Architectural Desktop e Mechanical Desktop, respectivamente. Revit e Inventor não são baseadas em AutoCAD; eles sacrificam a compatibilidade em favor de uma abordagem de design e 3D mais voltada fundamentalmente para CAD.

Ainda existem dúvidas sobre se eles podem substituir as tradicionais aplicações baseadas em AutoCAD. Até agora, a maioria das empresas parece ser fiel ao AutoCAD e às aplicações baseadas no AutoCAD Desktop.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação