Princípios de segurança industrialPara ajudar a garantir a segurança industrial, as empresas devem sempre seguir as regulamentações vigentes. É necessário haver políticas de segurança rígidas que todos os funcionários precisam obedecer e equipamentos adequados de segurança disponíveis em todos os momentos.

Todos os trabalhadores – em número suficiente em todos os momentos da operação – devem ser devidamente treinados.

Em muitos países, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são levados a sério. Existem agências governamentais (locais e globais) que se dedicam à implementação e à aplicação de normas de segurança para as pessoas no ambiente de trabalho.

Uma das mais importantes dicas de segurança industrial é que as empresas se comprometam a aderir a estas normas. Apesar da pressão imposta pela demanda ou por gerentes e supervisores, os regulamentos de segurança nunca devem ser ignorados.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Um exemplo de um regulamento de segurança industrial que é muitas vezes ignorado, o que aumenta o risco de danos, são regras sobre pausas e tempo de descanso obrigatório. Para certos empregos, há algumas normas que exigem que um funcionário pare por alguns períodos durante o seu turno. Essa regra dita que uma pessoa pode trabalhar apenas por um determinado número de horas e então deve ser afastada das suas funções por um certo número de horas antes de voltar a trabalhar novamente.

Trabalhadores nunca devem ser forçados a trabalhar nesses períodos de intervalo obrigatório.

Indústrias devem implantar políticas rigorosas em matéria de equipamento de segurança. Os indivíduos devem ser obrigados a usar os itens de segurança necessários em todos os momentos.

Isso inclui não apenas as pessoas que estão ativamente envolvidas em tarefas ocupacionais, mas também as pessoas que acessam áreas onde estão expostas a um perigo potencial. Além disso, por uma questão de segurança, as empresas devem ter estoques suficientes de equipamento de proteção individual. Situações em que suprimentos como luvas ou óculos de proteção são necessários, mas não estão disponíveis, são inadmissíveis.

Ambientes industriais exigem medidas rígidas de segurança

Ambientes industriais exigem medidas rígidas de segurança

Outro ponto importante da segurança industrial é a formação adequada, fator essencial para o bom andamento dos processos de fabricação. Quando os trabalhadores não estão plenamente conscientes dos procedimentos corretos para fazer o seu trabalho, o risco de perigo aumenta substancialmente.

Nestes casos, as pessoas podem se machucar e seus empregadores, responsabilizados. Essa situação pode ser facilmente evitada se as empresas adotarem programas de treinamento e políticas rígidas para a conclusão desses programas.

Um número adequado de profissionais também é importante por razões de segurança industrial. Trabalhar com menos gente do que a operação exige oferece vários tipos de riscos, como erros e descuidos que poderiam ser facilmente evitados.

Uma política de disciplina bem desenvolvida pode desempenhar um papel importante para garantir a integridade de quem trabalha em uma indústria. Às vezes, quando não há consequências descritas, as pessoas tendem a ignorar os regulamentos. A probabilidade de isso acontecer é muito menor quando há repercussões conhecidas e eficazes.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Segurança do Trabalho
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Segurança do Trabalho