Utilização de detectores de gás portátilUm detector de gás portátil é um dispositivo geralmente operado por bateria, que detecta a presença de um gás tóxico ou inflamável.

Em usos residenciais, pode ser usado para verificar se há vazamentos de gás em torno de fogões e fornos para garantir que todas as conexões estejam devidamente seladas. Os detectores de monóxido de carbono também são muito utilizados em casas, especialmente ao redor de fornos, para alertar os moradores de qualquer vazamento deste gás potencialmente fatal.

Detectores portáteis
são usados com frequência em todos os tipos de ambientes comerciais e industriais onde os gases são produzidos como um subproduto de produção, refino, mineração ou outras atividades comerciais. Os detectores de gás podem ser calibrados para verificar um tipo específico de gás ou serem ajustados para testar a presença de vários gases diferentes.

Esses equipamentos são geralmente projetados para testar tanto gases tóxicos como combustíveis. Gases combustíveis são aqueles que podem provocar uma explosão ou incêndio, se forem expostos a uma faísca, incluindo gás natural, propano e oxigênio, entre outros. Um gás tóxico é qualquer um que, em quantidades concentradas, possa causar doença ou morte. O monóxido de carbono, cloro e amônia são todos classificados como gases tóxicos.

Em um ambiente residencial, o aparelho pode salvar vidas e evitar danos materiais causados pelo fogo.

O gás natural não tem cheiro próprio, mas mercaptano muitas vezes é adicionado ao gás para que os vazamentos possam ser detectados pelo cheiro desagradável "de ovo podre". Um detector de gás, no entanto, é mais eficaz do que depender apenas do cheiro, porque pode detectar vazamentos muito pequenos e também fugas de gás propano.

Quase todos os profissionais de instalação de aparelhos de gás usam um detector portátil para garantir a segurança e evitar vazamentos de algum gás ou propano.

O monóxido de carbono é um outro gás que pode se acumular dentro das casas e escritórios. É produzido pela combustão incompleta de gás natural, madeira, carvão e outros combustíveis. Incolor e inodoro, pode ser fatal se acumulado em uma área fechada. Alguns detectores compactos podem sentir a presença de monóxido de carbono, emitindo um sinal de alarme bem alto e estridente quando há vazamento.

É importante monitorar fugas de gás em indústrias e áreas de trabalho

É importante monitorar fugas de gás em indústrias e áreas de trabalho

Dentro de configurações industriais, muitos gases potencialmente tóxicos podem ser produzidos como um subproduto de processos de fabricação. Por isso, a versão portátil desse dispositivo pode ser utilizada por um funcionário ou em uma área para monitorar continuamente os níveis de gás tóxico em uma área de trabalho e soar um alerta se os índices estiverem elevados demais.

Monitores de deficiência de gás oxigênio funcionam de forma ligeiramente diferente, porque alertam a equipe sobre baixos níveis de oxigênio dentro de um espaço de trabalho. Estes são comumente usados em laboratórios e fábricas de produtos farmacêuticos, onde vazamentos de materiais criogênicos, como líquido de nitrogênio, podem esgotar o oxigênio no local de trabalho.

----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------

Em escritórios e ambientes comerciais, monitores de gás são muitas vezes integrados em um sistema maior instalado por profissionais de segurança.

As baterias devem ser verificadas regularmente e algumas unidades também exigem calibração periódica para assegurar seu funcionamento adequado. Os usuários devem sempre ler e seguir as instruções do fabricante quanto aos cuidados e ao uso de um modelo particular.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Petróleo & Gás
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Petróleo & Gás