Usos industriais do carboneto de cálcio

Usos industriais do carboneto de cálcioO carboneto de cálcio é um composto produzido a partir de uma combinação termicamente convertida de coque e cal. Tem várias aplicações industriais, sendo a mais comum a produção de gás acetileno.

O acetileno é amplamente utilizado como uma alternativa menos dispendiosa para os tradicionais combustíveis à base de petróleo para aquecimento numa série de processos industriais.

Carboneto de cálcio em estado bruto vem encontrando diversos novos usos na indústria de produção de aço como um agente de dessulfuração e desoxidante. Aplicações industriais menos comuns desse composto incluem combustível para lâmpadas de metal duro, produção de cloreto de polivinila (PVC) e maturação de frutas.

—————————————————–
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
—————————————————————————-

As características do carboneto de cálcio para produção de acetileno têm sido utilizadas há muitos anos como uma fonte de combustível para iluminação, fornos ou corte e soldagem. Gerado pela conversão em alta temperatura do coque e de misturas de cal, o carboneto de cálcio produz grandes quantidades de gás quando exposto à água.

Antes do desenvolvimento de iluminação elétrica como conhecemos hoje, grandes quantidades desse produto eram utilizadas combinadas com água para produzir o acetileno queimado em lâmpadas de carboneto e fornecer iluminação para operações de mineração subterrânea, automóveis e iluminação de rua. Estas lâmpadas primitivas (mas surpreendentemente eficazes) ainda podem ser encontrados em minas em vários países em desenvolvimento.

Embora outros usos industriais para o carboneto de cálcio tenham surgido ao longo dos anos, a aplicação principal hoje em dia ainda é a geração acetileno.

Esse gás é uma fonte relativamente barata e eficaz de combustível para uma série de processos industriais, especialmente para a armazenagem a granel. Sua facilidade de fabricação, baixo custo e simples conversão fazem dele uma alternativa atraente para integrar fontes fósseis de aquecimento de combustível.

Acetileno é o subproduto do carboneto de cálcio

Acetileno é o subproduto do carboneto de cálcio

O acetileno é também bastante utilizado em todo o mundo em corte de oxi-acetileno e aplicações de soldagem, além da indústria química para o processamento de diversos compostos, especialmente do PVC bruto.

As indústrias de ferro e aço usam carboneto de cálcio e acetileno em vários processos de produção. Um exemplo é a dessulfuração de ferro-gusa, ferro fundido e aço. Também aparece em diversas aplicações como um desoxidante bastante potente.

Uma das aplicações menos conhecidas do acetileno é encontrado em um setor da indústria um tanto incomum: a fruticultura. Produtores comerciais geralmente colhem seus frutos antes de estarem completamente maduros, porque o produto verde é mais fácil de transportar. Antes da venda, o fruto verde é exposto ao gás, que atua como estimulante para acelerar o processo de amadurecimento. Em vários países asiáticos, a fruta é simplesmente colocada em recipientes com pedaços de carboneto de cálcio, em que a umidade do ar provoca a liberação do gás.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password