O que é haste de aterramentoUma haste de aterramento é um componente de segurança em um sistema elétrico que carrega corrente para longe de um circuito elétrico e encaminham-no com segurança para o chão.

A base de aterramento tem grande importância para os sistemas elétricos por razões de segurança. Mesmo em regiões em que não são exigidos por lei, costumam ser usados, porque são excelentes dispositivos de segurança e muito acessíveis para instalar. Estruturas velhas e sistemas mais antigos podem não ter hastes de aterramento; nesse caso, precisam ser adaptadas.

Haste aterrada em sistema elétrico

Haste aterrada em sistema elétrico

Esse dispositivo é constituído por uma longa haste feita de um material condutor, como cobre, que é conduzida até o chão.

Um comprimento de 2,5 metros (ou 8 pés) é o padrão, com a haste sendo completamente empurrada para o chão, de modo que não corre o risco de disparo. Uma vez que a ligação à haste é colocada, pode ser ligada ao sistema elétrico com a utilização de um conector de terra e um fio. Muitas vezes, para ser mais conveniente, as hastes de aterramento são colocadas próximas a uma caixa elétrica.

Quando ocorre algum problema com o sistema elétrico que resulta em muita corrente, o excesso de corrente viaja para o caminho de menor resistência, que passa a ser o aterramento de base.

Sem uma haste, as carcaças do sistema elétrico podem se tornar energizadas, o que pode representar um risco de segurança grave. Os usuários do sistema também podem correr perigo. O sistema também tem outros dispositivos de segurança, tais como disjuntores ou fusíveis que são ativados quando condições perigosas estão presentes.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Construção de novas instalações elétricas geralmente inclui a inserção de uma haste aterrada. Para a adaptação dos sistemas mais antigos, é importante ter cuidado com a colocação. A longa haste poderia cortar cabos enterrados de telefone e linhas elétricas. Também poderia bater em linhas de gás, de água e esgoto. Todas essas situações podem gerar perigo para os operadores e reparos potencialmente custosos. Antes de escavar, aconselha-se ligar para serviços públicos locais para confirmar que a localização proposta é segura.

Além disso, a instalação deve ser feita preferencialmente por um profissional. Eles têm as ferramentas e a experiência necessária para se certificar de que tudo está conectado de forma segura e adequada. Existem diversas técnicas diferentes, que podem ser utilizadas na instalação da haste, que vão desde o uso de um martelo de ar para conduzir a haste até a colocação da haste no solo com o auxílio de água como lubrificante.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Elétrica & Eletrônica
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Elétrica & Eletrônica