Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Conceito de design espacial

Concepção espacial trabalha com a ideia do espaço que está sendo usado pelas pessoas.

Mais notícias relacionadas a construção civil:

O que é superestrutura
Ao projetar uma superestrutura, é necessário considerar a pressão e força que ela irá exercer ...


Tipos de tijolos
Alguns dos tipos mais frequentes são tijolos comuns, tijolos de revestimento e tijolos de engenharia.


Tudo sobre a indústria do cimento
A indústria do cimento é por vezes considerada a base da indústria da construção civil ...


Conceito de design espacialDesign espacial é um conceito recente que integra e ultrapassa as ideias estabelecidas de arquitetura, construção civil, design de interiores, urbanismo, paisagismo, arte, espaço público, etc.

É radical, à medida que muda a forma como um designer pensa sobre o espaço e as pessoas, que passam a ser o centro do projeto, incidindo sobre o fluxo de espaço entre o interior e o exterior. De forma simplista, concepção espacial é uma metodologia holística que reúne outros conceitos de arquitetura e design.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Campos tradicionais de design, como arquitetura e interiores, levam em consideração os fatores de espaço e as pessoas, mas o projeto espacial está em um nível totalmente novo. Ele faz isso através da introdução do conceito de princípios de sustentabilidade em todo o processo de design. A ideia-chave que um designer espacial irá considerar é a localização do espaço.

Concepção espacial trabalha com a ideia do espaço que está sendo usado. Ele funciona igualmente bem se os recintos estão entre quatro paredes ou quando os limites são menos rígidos, como é o caso de um município.

Esse novo campo de estudo centra-se no fluxo de espaço de dentro para fora. Em cima disso, ele reconhece o fato de que esse fluxo não é estático ao longo do tempo.

Por exemplo, quando uma pessoa sai de casa, caminha até a calçada, pega um táxi até a estação de metrô e segue a pé para seu local de trabalho. Ao longo desse caminho, o fluxo de espaço está constantemente mudando e expandindo.

Idealmente, o projeto espacial deve considerar o fluxo ao longo desta sequencia de ações. É esta ideia de sustentabilidade do fluxo de espaço que define um projeto espacial e o diferencia de outros campos do design.

Exemplo de projeto utilizando design espacial e as particularidades entre espaço e usuários

Exemplo de projeto utilizando design espacial e as particularidades entre espaço e usuários


O uso da tecnologia na arquitetura e no design não é nada novo. Várias tecnologias de levantamento são usadas para mapear as áreas para a construção de estradas e edifícios, bem como outras estruturas.

Projetos auxiliados por computadores têm sido utilizados por muitas décadas em vários setores relativos à construção, principalmente em matéria de engenharia civil e mecânica. Nos últimos anos, o uso de sistemas de informação geográfica vem ajudando na concepção de áreas maiores.

A fase inicial de um projeto de design espacial começa com informações geográficas coletadas utilizando técnicas de geolocalização espacial.

O campo de concepção espacial trouxe uma mudança de paradigma para o processo de criação dos designers. Designers espaciais muitas vezes trabalham juntamente com engenheiros, arquitetos e designers de interiores. A demanda por esses profissionais vem crescendo, seja em organizações, públicas ou privadas, que comem a perceber a necessidade e a importância dessa nova metodologia.

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a construção civil:

Vendas da indústria de construção aumentam 13,8% em março

No mês de março de 2013, a indústria de materiais de construção no Brasil registrou crescimento de 13,8% nas vendas, em relação ao m ...
Wurth lança impermeabilizante para superfícies acabadas

A Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – apresenta ao mercado de construção civil uma novidade em ...
Pavimento permeável

O pavimento permeável é o cimento que é projetado para permitir que a água flua através dele, em vez de repelir a água como acontece com o pavimento tradicional. H ...
Diferença entre cofragens e andaimes

Estruturas de cofragem e andaimes são amplamente utilizados na indústria da construção para funções muito específicas. Quando as equipes de construção necessitam de moldar ...
Cofragem de isolamento

A cofragem é um molde pré-fabricado usado para formar as paredes de betão no local. Ao contrário da maioria das cofragens, uma cofragem de isolamento é deixada no lugar ...
Tipo de cofragem de madeira

Para que se possa despejar o concreto numa obra de construção civil, é necessário, primeiramente, formar um molde para que o concreto mantenha sua forma enquanto seca. A cofragem ...
Cofragem de metal

O processo de concretagem envolve a criação de moldes em que o concreto molhado pode ser despejado. Estes moldes seguram o betão no local, enquanto o material toma ...

Construção Civil
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Construção Civil


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google