Como funciona um circuito de ultrassomSons são ouvidos em toda a natureza, exceto no vácuo do espaço. Humanos e animais muitas vezes dependem do som para obter informações de navegação, comunicação e localização. Quando os seres humanos precisam interpretar sons acima do alcance do ouvido, um circuito de ultrassom pode criar, enviar e receber sinais de alta frequência.

As ondas sonoras ultrassônicas possuem frequências mais altas do que ouvido humano normalmente pode detectar, geralmente maiores do que 20.000 Hertz (20 kHz) ou ciclos por segundo. Sons de alta frequência têm uma enorme gama de utilizações, incluindo a medição de distância, usos médicos e dispositivos de segurança.

As ondas sonoras podem ser usadas para medir distâncias. Um circuito de ultrassom pode criar um pulso de som de alta frequência, de curta duração, que viaja através do ar ou de água, medindo a quantidade de tempo para o pulso retornar para o dispositivo. Um software, então, calcula a distância para o objeto. A velocidade do som é diferente, dependendo se o ar ou a água estão presentes, de modo que o software possa corrigir para o tipo, temperatura e densidade da água.

-----------------------------------------------------
Indicador de empresas:
Soluções de publicidade do portal Manutenção & Suprimentos
----------------------------------------------------------------------------


Sonar, ou navegação por som, é utilizado em navios e submarinos para navegação e detecção.

Trata-se de um circuito de ultrassons com transdutores para enviar e receber os impulsos de som para detecção de outros navios ou características subaquáticas. Pulsos curtos são usados no lugar de uma frequência contínua para fornecer maior energia de som para resultados mais exatos.

Outro uso do ultrassom é para inspeção de estruturas submarinas, geologia e busca e salvamento. Sonares portáteis podem ser colocados ou rebocados por navios de superfície. Estes dispositivos enviam pulsos ultrassônicos nas direções desejadas e criam imagens de estruturas submarinas com base nos sons refletidos. Um sistema semelhante é muito usado em embarcações de pesca comerciais para detectar cardumes de peixes.

Dispositivo de ultrassom em circuito

Dispositivo de ultrassom em circuito

Um circuito de ultrassons pode ser usado como um dispositivo médico de geração de imagens, ou seja, a ultrassonografia.

O circuito produz uma frequência de ultrassons focado em uma sonda de mão que pode ser colocado no corpo de um paciente. Um programa processa os sons refletidos e cria uma imagem dos órgãos internos em um monitor. As imagens resultantes podem ser usadas para diagnósticos médicos, observação de coração e vasos sanguíneos e observação pré-natal de um feto ou bebê dentro da mãe.

Frequências de ultrassom podem viajar através de materiais sólidos e ser utilizadas como uma ferramenta de diagnóstico. Um dispositivo portátil semelhante ajuda a procurar falhas internas ou fissuras em pontes, vasos de pressão ou outros equipamentos. Esta tecnologia é utilizada para ensaios não-destrutivos de peças de aviões estruturais durante inspeções de rotina, já que é capaz de encontrar fendas muito pequenas e áreas desgastadas pela tensão de repetidas decolagens, aterrissagens e voos.

O som também é útil para fornecer sinais para sistemas de segurança. O princípio é o mesmo do sonar ou dos ultrassons, com uma frequência enviada e recebida por um circuito de ultrassom. Neste caso, qualquer movimento do sinal recebido pode desencadear um circuito de alarme. Estes sistemas podem ser usados em locais onde sensores infravermelhos ou de calor não operam corretamente devido à temperatura ou outras condições.

Autor(es):

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação